sexta-feira, 16 de julho de 2010

Desmatamento pelo mundo a fora

Oi pessoal!

Hoje estou trazendo uma noticia boa a todos! É sobre a taxa de desmatamento ilegal no mundo inteiro... ela caiu. Caiu cerca de 22% desde o ano de 2002 segundo um estudo do Instituto Real de Assuntos Internacionais, da Grã-Bretanha. Sabemos que não é o suficiente para resolver o problema... mas já nos traz mais otimismo!

Os dados alcançados na pesquisa apontam para o Brasil, a Indonésia e Camarões como sendo os países de maior taxa de desmatamento (vale lembrar que são os que possuem maior área florestal). Mas a queda do desmatamento nesses países foi muito significativa! Os dados são de 50% a 75% de queda nos números para o Brasil, de 75% para a Indonésia e de 50% para Camarões neste período de tempo.

Algo importante de se citar é o fato de que, como mesmo autor do estudo comentou, o desmatamento continua sendo um grande problema enfrentado pelo meio ambiente... nesses três países citados a taxa de desmatamento é tão grande que mesmo com uma elevada diminuição desses números, o problema continua sendo grave.

Fatores como a pressão exercida pelos consumidores, normas implantadas pelos países que importam madeira e o uso da mídia para a conscientização ambiental dos cidadãos justificam a diminuição dessa taxa de desmatamento. Porém vale frisar que o problema, como dito anteriormente, ainda é muito grave e que medidas como estabilidade política e a aplicação efetiva da lei são essenciais para a resolução desse problema mundial.

Mas agora, já parou para pensar que você também pode estar influenciando nisso? Sim, isso mesmo que você acabou de ler: “você tem uma participação nisso”... Por exemplo, quando você compra algum móvel novo para sua casa... você se preocupa em questionar: “qual a origem da madeira que serviu de matéria prima para esse meu, por exemplo, guarda-roupas?”? se “sim”, meus parabéns! É dessa forma que devemos pensar ao comprar um produto novo: em sua procedência. Mas se a sua resposta para a pergunta for “não”... comece a pensar nisso... pois você pode estar contribuindo, involuntariamente, para o desmatamento ilegal do mundo. Pense nisso.

Fonte: Ambiente Brasil.

Bjs de luz,

Lê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário