quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os impactos ambientais já sentidos no Golfo do México

Oi pessoal. Como eu havia dito, daqui em diante o vácuo não vai ser instalado com tamanha freqüência e por um longo período de tempo com o qual já estávamos nos acostumando... E aqui estou dando continuidade às postagens diárias.

Como todos já sabem, o vazamento do Golfo do México desencadeou uma tragédia ambiental sem precedentes. Agora as tarefas para conter o avanço do óleo estão em andamento, porém vale lembrar que os danos causados aos ecossistemas são irreparáveis... Nesta postagem eu vim trazer um pouco sobre estes danos sofridos por todo o ecossistema local.

Um dos impactos imediatos desse episódio refere-se aos pirossomos, que são animais cuja forma se assemelha a de um pepino e cujo aspecto lembra uma gelatina. Após o vazamento de óleo foi constatado a morte de milhares desses animais que habitam o fundo dos oceanos, então a partir disso foi desencadeado danos ecológicos por toda a cadeia alimentar da região. As próximas afetadas pela morte desses animais são as tartarugas marinhas – já então ameaçadas de extinção –, tendo em vista que os pirossomos consistem em uma das principais fontes de alimento delas. Outro ponto preocupante refere-se ao risco dessas tartarugas se alimentarem dos pirossomos mortos (que no momento flutuam nas águas do Golfo do México, já que absorveram bolhas de gás carbônico na busca de comida ao filtrar a água) e se intoxicarem com o óleo ingerido por estes.

Entre os demais problemas enfrentados é de suma importância citar o bloqueio da luz no oceano causado pelo óleo que flutua na superfície, o que faz com que ocorra uma enorme proliferação de outras espécies de animais que vivem em ambientes mais inóspitos e ao mesmo tempo a morte de plantas que dependem da luz para se manter vivas – como por exemplo o fitoplâncton, que está na base da cadeia alimentar do ecossistema local –, causando assim um grande desequilíbrio ambiental.

Outro exemplo de impacto sofrido na região diz respeito aos caranguejos que vivem na costa, eles estão sendo encontrados pelos biólogos com óleo no interior de suas conchas. Um fator importante de se citar é a importância deles na alimentação peixes, tartarugas e aves, ou seja, desencadeando, mais uma vez, um dano muito grande ao ecossistema local. O que preocupa muito os biólogos é o fato de esses caranguejos estarem carregando consigo para diversas outras regiões esse óleo, como a Pensacola, a Flórida, a Galveston e o Texas.

Além dos danos causados na região, este vazamento de óleo está atingindo regiões distantes... O que demonstra que os danos ambientais originados em um país, por exemplo, não se tratam de um problema somente deste... eles representam um risco para diversas outras nações. Sim pessoal, no meio ambiente é assim, quando um desastre acontece todos saem no prejuízo. Por exemplo, o derretimento das geleiras nos pólos vem atingir populações inteiras na America do Sul, na America do Norte, na Ásia, etc. Por isso pense muito bem antes de agir contra o meio ambiente... Ele com certeza dará uma resposta a isso e você não será o único prejudicado... todos serão.

Fontes: Folha - Ambiente e Jelly News - South America.

Bjs de luz,

Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário