sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sim, é tudo energia!!!

Bem, como vcs perceberam, nas ultimas semanas, o pessoal do blog está a toda!!
sao postagens todos os dias, pra compensar a falta durante o ano.
E eu estou mais uma vez aqui!
Hoje vou escrever um pouco sobre a energia, suas formas e possiveis substitutas ( se é que existem?!) mas enfim, vou abranger varias areas, e tentar compratilhar com vcs, o que eu sei, e o que pesquisei e descobri!
=D


Bem, como o proprio titulo do post sugere, TUDO É ENERGIA!! ( assim dizem meus professores na UT), mas afinal, o que é energia??
Segundo a wikipedia: energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".

E é justamente, esse executar um trabalho ou uma ação que nos move diariamente, nós precisamos de energia para nos deslocarmos a escola, trabalho; é com a energia que podemos ligar o computador, carregar um mp3, ou ainda ler os posts aqui do blog (xD)!!
Mas é claro, que são formas diferentes de energia,mas sem duvida nenhuma, nos proporcionam qualidade e bem estar!!!

Mas voltando as tema principal, "energia renovavel", que esta completamente envolvida cm nosso trabalho, de conscientzação e preocupação com o meio ambiente.

Enfim, cada dia mais, ouve-se falar em fontes de energia renovavel, formas de energia que nao agridam o meio ambiente, e proporcione a nos seres vivos mais alguns milhares de anos, antes que tudo se explodaa!!!!( brincadeirinha, quis ser um pouco ironica agora!!xD)
Voltando ao foco: As pessoas, conscientes, que as coisas estao complicadas no Planeta, criam e colocam em pratica, ideias e açoes, que tentam beneficiar, por exemplo:

A utilização do petroleo, como combistivel, já se tornou algo realmente complicado! Materia prima para diversos produtos, como gasolina, GLP, além de estar acabando, pois é uma fonte de energia nao renovavel, acaba poluindo muito o meio ambiente; gases que sao expelidos na camada de Ozonio e que, com certeza, favorecem para o aumento da temperatura ambiente.
Sabendo disso, pessoas estudam formas alternativas, como por exemplo, o etanol, o alcool, que a partir de plantas, conseguem produzir e combustao e ter o mesmo papel que o petroleo, sem poluir o meio;

Outros exemplos de fontes de energia renovavel, sao a utilização da luz solar, que sem duvida nenhuma, as placas que captam a luz solar, sao uma grande invenção do ser humano; alem disso, as fontes de energia eolica: as forças do vento, que muitas vezes destroiem ( no caso de tornados e furacões), mas que geram grande fonte de energia limpa.
Só abrindo um parenteses nessese dois exemplos: a utilização da luz do sol como forma de energia alternativa, alem de proporcionar uma energia limpa, acaba trazendo outros beneficios: pessoas simples, mas preocupadas com o futuro, utilizam caixas de leite tetrapack vazias ( isso é obvio), como base para as placas de absorção, ou seja, isso gera a reciclagem e a diminuição das caixas no lixo.

Outro aspecto, referente a energia eolica, é que o Brasil, esta investindo nessa alernativa: olhem esse site http://www.energiaeolicabrasil.com.br/


Enfim, sao varios tipos de energia, e eu somente abrangi uma pequena area! Pra vcs que sao interessados no assunto sugiro que leiam um livro chamado:
"Usos de energia, sistemas, fontes alternativas: do fogo aos gradientes de temperatura oceânica". Editora Atual, 15ª Edição. 1991. Série Meio Ambiente

Foi um livro sugerido pelo Departamento de Quimica, semestre passado, para o 2º periodo do Tecnico da UTRPR.


Bem, eu vou ficando por aqui!!
Bjoss
Tchu^^

Fonte: Ambiente Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário