quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mudança de hábitos... já!

Oi pessoal!

Hoje eu achei interessante postar sobre o relatório 2010 do Worldwatch Institute (WWI), que traz todos os anos um balanço das questões ambientais em todo o mundo. O link para o relatório em português é este: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/reflexoes-sobre-o-consumo-consciente/estado-do-mundo-2010-transformando-culturas-2013-do-consumismo-a-sustentabilidade. Eu sei que muitos não vão ter a coragem de ler... Pois é um pouquinho longo... Eu aconselho a ler, mas só para termos uma base do que está sendo abordado no relatório deste ano eu vou falar um pouco sobre ele.

O ponto principal abordado no relatório diz respeito ao fato de que “sem uma mudança cultural que valorize a sustentabilidade em vez do consumismo, nada poderá salvar a humanidade dos riscos ambientais e de mudanças climáticas”. Ou seja, é preciso uma mudança radical nos nossos atos se queremos alterar o futuro para o qual nosso planeta esta se aproximando cada vez mais. É preciso atitude! Mas isso diz respeito não só aos nossos governantes, isso diz respeito a todos nós... Todos devem estar envolvidos nessa causa.

Esse relatório nos leva a refletir sobre os nossos atos e como eles estão levando o planeta Terra à destruição. Leva-nos a pensar principalmente em como será a vida no futuro do jeito que as coisas andam... Pense, cada vez mais pessoas com problemas respiratórios (e uma diminuição da expectativa de vida por causa disso) devido à poluição do ar... Cada vez mais destruída a biodiversidade... Cada vez mais grave a poluição das águas (e com isso a falta de água no futuro)... Enfim, citei somente alguns dos muuuuuitos problemas que todos irão enfrentar se não houver uma mudança drástica nos hábitos de todos JÁ.

Nunca se esqueça de refletir sobre os seus atos... O planeta precisa de todos... Inclusive de você!

Fonte: blog Giro Sustentável - Gazeta do Povo.

Bjs de luz,

Lê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário