quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tecnologias limpas

Olá pessoal!

Hoje eu gostaria de começar o post agradecendo a todos os seguidores do blog! Talvez vocês devam ter percebido, o número de visitantes anda aumentando exponencialmente (apesar do fato do contador de visitas ter zerado...)! Isso é um grande incentivo a nós continuarmos com constantes postagens e vale lembrar aqui que seus comentários são sempre bem vindos! Eles são essenciais para sabermos o que vocês andam achando das postagens e o que é necessário mudarmos para estar sempre correspondendo ao apoio de todos!

Mais uma coisa que a Tchu comentou no post anterior e que vale lembrar novamente é o fato de termos um novo membro no blog... o Daniel! Gostaria de dar as boas vindas e agradecer a mais essa participação aqui, pois afinal de contas, a união faz a força! E quando se trata da questão ambiental, a única forma de atingirmos nossos objetivos é com muita união e iniciativa! E isso vale para todos, ok?

Bem, agora vamos ao assunto da postagem. Vim tratar das tecnologias em prol do meio ambiente.

Reduzir, reciclar, reutilizar, etc. São excelentes opções para manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Mas agora, você já parou para pensar como isso pode funcionar? Primeiramente é importante planejarmos as atitudes a tomar, e depois pô-las em prática (com eu já disse em diversas postagens...). Bem, uma das opções que vem apresentando um grande potencial nesse âmbito são as tecnologias aliadas à questão ambiental.

Eu estava pesquisando sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e encontrei um site que falava sobre um celular criado pela Sony que se usava de tecnologia em beneficio do meio ambiente, e foi aí que me lembrei de uma apresentação de trabalho que eu tive em uma matéria técnica chamada Direito Ambiental que tratava justamente disso, de como as tecnologias podem ser usadas de forma positiva para minimizar os impactos ambientais que causamos sobre o meio ambiente. Inicialmente parece uma idéia um tanto utópica, mas essa vem ganhando espaço com o passar do tempo, e demonstra um grande potencial e talvez seja uma das melhores opções a se aliar com uma conscientização ambiental em âmbito mundial para vencermos as barreiras que nos separam da tão comentada sustentabilidade.

Vou tratar agora de algumas dessas tecnologias e talvez vocês possam notar como esta pode representar uma saída para a situação atual.

Para dar inicio vou falar sobre uma proposta da Nokia que traz um projeto de celular que funciona com base em energia corporal. Este se carrega com a energia cinética gerada pelos movimentos corporais, e esta informação está pautada no registro de patente feito pela Nokia e com base nas informações fornecidas pela The Times, observando também suas características, tais como seu sistema que possibilita esse mecanismo – sendo proporcionados pelos chamados “cristais piezoeléctricos” (substância que sobre compressão ou dobradura gera corrente elétrica) – e também trata da situação em que se encontram seus testes, que ainda estão em estagio inicial.

Outra tecnologia bastante abordada ultimamente trata dos carros elétricos, que se mostram uma alternativa para a redução de poluentes atmosféricos. Sabemos que vários testes vem sendo feitos para uma possível adaptação destes em nosso cotidiano, porém ainda não são vendidos em larga escala. Uma notícia que encontrei diz respeito justamente a esses testes, que vem sendo feitos com diversos motoristas visando que de fato essa tecnologia entre para nosso dia-a-dia e venha contribuir para a causa ambiental. A notícia ainda trata do fato de que o chamado Mini E (da BMW) teve um bom desempenho nos testes com os motoristas, porém ainda necessita de diversas adaptações – como, por exemplo, postos de abastecimento e diminuição desse custo –, e sua venda em maior escala está prevista para 2013.

O celular que eu havia comentado no início da postagem é o chamado Elm (da Sony Ericson). Suas características vão desde sua avançada tecnologia até sua composição – caracterizada pela utilização de plásticos reciclados e pela ausência de metais pesados e poluentes. Sua produção ainda não está sendo empregada, porém há planos para esta.

Agora falarei sobre as árvores artificiais cujo objetivo é a redução de carbono. Esta vem sendo uma opção muito inovadora e que promete grandes resultados, já que em vista das outras tecnologias existentes utilizadas com esse objetivo esta apresenta um valor muito mais em conta. Acredita-se que em conjunto com esse projeto virão diversos outros com o mesmo objetivo, mostrando que já há uma movimentada mobilização de pessoas envolvidas com essas tecnologias limpas e com a tão comentada questão dos poluentes atmosféricos.

Uma notícia curiosa que encontrei e achei interessante trazer aqui para demonstrar como idéias criativas podem ser muito úteis e certamente bem-vindas quando se trata do meio ambiente. A tecnologia a que me refiro são as pipas geradoras de energia elétrica. O projeto um tanto esquisito a primeira vista foi feito pela empresa italiana Kitegen, visando a utilização de energia eólica de uma forma peculiar. O sistema de produção de energia funciona com um controle das pipas através de um sistema computadorizado e esta permanece fixada em uma base giratória, que com os movimentos da pipa provocados pela força do vento gera a eletricidade de acordo com a rotação provocada pelo sistema. O rendimento dessa tecnologia é muito significativo e ela pode no futuro, com suas devidas adaptações, apresentar uma boa opção de energia sustentável.

Bem, já deu para ter uma idéia de como esse ramo vem crescendo ultimamente e traz boas expectativas para o futuro. Se um dia viermos a utilizar mais dessas tecnologias nossos impactos ambientais serão muito reduzidos e haverá uma chance de atingirmos nosso grande objetivo... a sustentabilidade!

Acredito ser importante informar a todos sobre essas alternativas que vem se mostrando eficazes para que mais pessoas venham tanto a se interessar por esses produtos sustentáveis como também venham a aparecer novos projetos influenciados pelo incentivo que tentamos passar aqui no blog a todos! Lembrando sempre que este blog foi feito com o intuito principal de promover uma conscientização ambiental através da exposição de nossas idéias e estando sempre aberto à participação de todos! É isso que queremos, que constantemente venham a aparecer mais pessoas interessadas nessa causa e venham a expor suas idéias aqui no blog! Vamos pessoal, vocês também fazem parte disso! O meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos (inclusive previsto na Constituição Federal) e é isso que queremos proporcionar para as presentes e futuras gerações! Não fique fora dessa.

Fontes: http://www.revistameioambiente.com.br/2010/03/14/nokia-propoe-celular-movido-a-energia-corporal/
http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=2079
http://www.revistameioambiente.com.br/2009/11/03/pipas-para-gerar-energia-eletrica/
http://www.revistameioambiente.com.br/2009/09/25/arvores-artificiais-para-reduzir-carbono/
http://www.revistameioambiente.com.br/2010/06/18/em-teste-motoristas-ingleses-aprovam-minicarro-eletrico/

Bjs de luz,

Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário