quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Incineração de resíduos - By Rhoger

Você já pensou no destino final do nosso lixo?

Nosso lixo tem 3 principais destinos finais:

-Aterros e lixões

-A compostagem

-A incineração


No Brasil, os aterros e lixões agregam a maior parte do lixo, a compostagem e a incineração tem um percentual muito abaixo da dos aterros. A diferença do percentual é imensa, por exemplo, no ano de 2000 o destino de cerca de 95% do lixo eram os aterros e lixões, enquanto o percentual da incineração e o percentual da compostagem somados geravam cerca de 3,5%.

Mas atualmente, o percentual de lixo incinerado vem crescendo muito o que é um avanço para o Brasil.

Mas afinal, o que é a incineração?

A incineração é um processo de oxidação que visa diminuir o peso e volume do material queimado, a fim de destruir todos os vetores patogênicos presentes no mesmo. Ou seja, a incineração é um processo de queima do resíduo (lixo), que diminui sua quantidade.

É uma alternativa que tem suas vantagens e desvantagens. Vantagens: A incineração é uma solução para diminuir a quantidade de lixo nos aterros, sendo que é um processo que diminui cerca de 70% o peso e 90% o volume do material. Sem dizer que quase todo tipo de resíduo pode ser incinerado e que se pode ter uma quantidade de energia gerada na queima para ser aproveitada.

Desvantagens: Por ser um processo que utiliza temperaturas que podem chegar em até 1200°C, a incineradora possui um elevado custo de construção, além disso, ela não destrói alguns vetores patogênicos presentes em certos resíduos e às vezes, pode liberar substâncias nocivas à saúde da população durante a queima.

É importante ressaltar que os materiais incinerados, devem ter suas cinzas dispostas no aterro para resíduos perigosos.

E como é feita a incineração?

O material a ser incinerado, passa por vários processos, cada um com uma característica diferente. Primeiro, o material passa pelo processo de secagem, que tem como objetivo reduzir o teor de água presente nos mesmos. Feito isso, o material entra na "zona de combustão" que possui temperaturas entre 400°C e 500°C. Então, vai para a combustão completa, que tem temperaturas entre 800 e 1000°C! Após realizados todos esses processos, os gases liberados são filtrados e mandados para a atmosfera e as cinzas, escórcias, vão, como já dito antes, para o aterro de resíduos perigosos.

Praticamente todos os resíduos orgânicos podem se incinerados, enquanto materiais que contém flúor e cloro em sua composição, derivados do petróleo e metais pesados não devem ser incinerados.

A relação da incineração com o ambiente e a sociedade:

Os poluentes gerados durante a incineração, vão para a atmosfera, o que não é muito bom para o meio ambiente. Além disso a incineradora, que já apresenta um alto custo de construção, também custa empregos, ou seja, acaba com o trabalho dos catadores de lixo das ruas.

As incineradoras, são a maior fonte de poluição por mercúrio, ainda de serem uma contaminação de longo alcance.

Enfim, como tudo, as incineradoras possuem seu lado bom e seu lado ruim, e fica a critério de cada um decidir o que é melhor, diminuir a quantidade de lixo dos aterros e acabar com empregos de catador, ou acabar com as incineradoras e fazer com que aterros tenham sua capacidade ultrapassada com mais facilidade, sendo que aterros poluem tanto quanto incineradoras.

Um comentário: