sábado, 23 de outubro de 2010

Sim, o futuro já começou!

Oi pessoal!
Alguns dias depois, aqui estou novamente.
Depois de um post sobre as inovações tecnológicas, estava eu a procurar assuntos para tratar em uma nova postagem, e foi quando encontrei duas grandes notícias: o primeiro táxi elétrico do Brasil e a recente implantação dos ônibus híbridos em nossa frota.
Achei interessante trazer a todos essas notícias para salientar quanta tecnologia vem sendo criada nesse ramo e como elas podem se mostrar muito funcionais na prática.
Bem, comecemos então pelos ônibus híbridos. Pare agora e pense: quantas vezes você já ouviu falar sobre carros movidos a eletricidade? Provavelmente muitas. Mas e na realidade, você já notou alguns desses andando pelas ruas? Muitos de vocês nunca virão um na vida.
Agora que tal tirarmos isso só dos sonhos mais futurísticos e imaginários possíveis e trazermos para nosso dia-a-dia? Pois bem, é justo isso que trago a vocês: ônibus elétricos (os chamados híbridos) que já estão circulando pela cidade de Curitiba/Pr. Isso mesmo que você acabou de ler: as inovações já estão aí e prometem muito, já que a frota desses ônibus tem previsão de aumentar em grande escala até o ano de 2014!
Os números são animadores. Uma emissão de gases reduzida em 50%, uma economia de combustível de 35% e o número de passageiros suportado no seu transporte: 83. Algo pode ter chamado sua atenção aqui: ser mencionado o gasto com combustíveis. Bem, este é um dos pontos em que eu queria chegar... O veículo é composto por dois motores: um elétrico e outro movido a biodiesel. Quando este se encontra parado (em um semáforo ou congestionamento) o carro passa a ser sustentado pelo motor elétrico, que o move até os primeiro comandos: o arranque e os 20 quilômetros iniciais. A partir da terceira marcha o veículo passa a se locomover através do motor a biodiesel. Este processo gera uma enorme economia de combustível e uma grande redução na emissão de gases poluentes, como citado anteriormente. Por enquanto esse ônibus está em fase de teste em Curitiba e passará à cidade de São Paulo em cerca de alguns dias, e, como mencionado no início da postagem, a frota desses será aumentada em 2014 em virtude da Copa do Mundo, e nos traz grandes expectativas para melhoria do transporte público – que vem sendo um dos maiores desafios enfrentados pela gestão da cidade de Curitiba e de muitas outras em nosso país.
Quem já teve a oportunidade de andar em um desses ônibus revela que a experiência é inigualável e a sensação de viagem ao futuro se mostra presente. Mas se você ainda não teve essa chance, basta ver a foto dele pra ter uma idéia de como este promete nos transportar a outra realidade:
Mas se você é como eu, uma pessoa muito curiosa, e quer desfrutar dessa experiência inesquecível, vai gostar de saber qual é a linha e os horários desse ônibus pra fazer um pequeno passeio... O ônibus que está em fase experimental faz a linha Interbairros II e os horários você pode consultar nesse site: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/tabelahorario/
Agora, tratando do primeiro táxi a chegar ao Brasil, este começou a circular dia 30 de setembro no Aeroporto Internacional Afonso Pena (que fica na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais) – tendo em vista o transporte dos viajantes – e foi implantado pela empresa COPEL – Companhia Paranaense de Energia – que inaugurou em conjunto a este o primeiro eletroposto (localizado também neste aeroporto), representando um grande salto no ramo de transportes sustentáveis. Além de não poluir a natureza e não produzir ruídos seu custo é muito inferior ao dos combustíveis convencionais (cerca de 20% do valor destes), tendo previsão de R$ 5 a R$ 8 para uma carga completa, podendo assim rodar por 150 quilômetros até a próxima recarga. O tempo que se leva em uma recarga é de oito horas, com a possibilidade também de recargas rápidas de 30 minutos, sendo que a COPEL tem planos para viabilizar em breve uma carga completa em cinco minutos. Este projeto, como também dos ônibus elétricos, tem objetivos de ser ampliado até a Copa de 2014 e os planos para que isto ocorra já vem sendo elaborados com estudos de impactos sobre a rede elétrica.
Estes são exemplos de como as tecnologias são realmente úteis quando tratamos de uma visão ampla para um futuro sustentável e, como dito na postagem anterior, essa área vem crescendo muito e promete enormes avanços científicos! O futuro já começou e se usarmos tudo isso de forma inteligente, teremos grandes resultados!
Fontes: http://blog.eco4planet.com/
http://softwarelivre.org/
http://www.cimm.com.br/portal
Beijos de luz,
Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário