domingo, 24 de outubro de 2010

Será que é energia limpa mesmo?


Olá pessoal, primeiramente eu queria pedir desculpas por não estar postando com tanta frequência, eu sei que é sempre a mesma desculpa, mas realmente, ando sem tempo!

Enfim, hoje eu queria escrever e comentar um pouco sobre usinas hidrelétricas.

Essa idéia veio depois de uma empolgante aula de geografia 2, com o professor Marcos, da UTFPR, sobre recursos hídricos!

Falava meu professor sobre as bacias hidrográficas e seu importante aspecto econômico na sociedade, a função e influências que trazem, até que em certo ponto da aula, ele começou a falar sobre as hidrelétricas e realmente algo me chamou atenção, alias, uma coisa que ele disse me chamou atenção:

"será mesmo que a energia é limpa e não trás riscos, ou danos ao meio ambiente?"

Foi ai que eu parei e pensei, e o professor continuou a falar:

  • Erosão do solo;
  • Extinção da biodiversidade local;
  • Eliminação de metano na atmosfera (em decorrência da decomposição da matéria orgânica);
Foram alguns dos itens que ele citou que são causados devido à implantação e funcionamento de uma usina hidrelétrica, que trás tantos confortos, mas que também causam alguns, muitos danos....
Continuando a aula, ele chegou e falou sobre a usina de Tucuruí:




Bem, pra quem nunca ouviu falar, Tucurui é a maior usina hidroelétrica brasileira em potencia (daí todos param e pensam, mas e a Itaipu?? Não é ela a maior? Sim, realmente, Itaipu é a maior, contudo, ela é binacional, e Tucurui é 100% brasileira). Ela foi construída no Rio Tocantins, No estado do Pará, para aproveitar o potencial hídrico e tornar essa região do rio navegável ( com utilização de eclusas).
O projeto começou a ser desenvolvido em 1957 e em 1976, sua primeira parte foi concluída, sendo entregue pelo presidente João B. Figueiredo.
Mas sem envolver política nesse assunto, vamos tratar dos aspectos ambientais:
Talvez o ponto mais crítico na implantação da usina, foi o perca de grandes áreas de florestas em terra firme, devido ao represamento, além disso, comunidades foram desalojadas devido as inundações e espécies da flora e fauna foram perdidas ( tratando desse aspecto, a Eletronorte, responsável pela usina, estudou e caracterizou as espécies de animais e vegetais que sobraram na região).
Apesar de ser uma energia renovável, e estar se discutindo na mídia todo o tempo sobre desenvolvimento sustentável, as usinas hidrelétricas não são de todo bem, é claro, que comparada a outras, como a termoelétrica, uma das principais causadoras do aquecimento global, ela é realmente limpa, mas impactos e danos ao meio ambiente, sempre são encontrados.

 
Bem, foi breve meu post de hoje sobre as usinas.
Como já perceberam esta um pouco tarde também ^^"
Por isso fico por aqui, e semana que vem, quero ver se apareço com mais algum assunto pra deixar no ar, ou na rede, no caso, pra vocês refletirem e discutirem!!
Obrigada mais uma vez pelos comentários e apoio!!!
Bjos
Tchu =D

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário