terça-feira, 31 de agosto de 2010

Você pode contribuir! basta querer.

Oi pessoal! Eu de novo aqui.
Eu andei pesquisando sobre meio ambiente para fazer uma postagem... E muito do que encontrei foi sobre queimadas... O assunto que o Capitão JP abordou na postagem anterior, e que por sinal achei muito boa, interessante e principalmente IMPORTANTE! Porque acho essencial, como já vem sendo feito pela mídia, frisar muito esse ponto da responsabilidade individual de todos, já que essas queimadas estão relacionadas muito à ação do ser humano...
Achei bacana dar um pequeno comentário aqui, mas não foi sobre isso que vim falar nessa postagem. Como eu havia dito, eu andei procurando assuntos interessantes para postar aqui e encontrei algo que achei legal trazer a todos: mais uma vez vim falar sobre reciclagem... Mas um jeito um tanto diferente de reciclagem.
Você já parou para pensar naquele computador que a uns tempos atrás era de suma importância para você adquiri-lo? Sim, aquele computador de última geração que você acreditava que iria “mudar a sua vida” (sim, estou exagerando)... Mas que passado alguns anos ficou super ultrapassado; bem, quer dizer, não precisa de anos para se tornar obsoleto, com a renovação diária que temos de tecnologias... Mas pense nesse computador, e agora pense nas novas tecnologias que você poderia ter no lugar desse que um dia você acreditou ser o melhor de todos... Não te dá vontade de jogá-lo fora e comprar um novo? A resposta de muitos a essa pergunta com certeza será “sim”.
Mas já pensou no fim que você daria ao computador antigo? Jogará simplesmente no lixo, dará para outros, venderá para o primeiro que aparecer,...? Essas são algumas de suas opções, mas primeiramente é importante analisar algumas coisas...

Já parou para pensar na matéria prima que será gasta na fabricação desse novo computador e que ao não comprá-lo você estaria poupando o meio ambiente disso? E o quanto o meio ambiente poderá sofrer com, muitas vezes, a eliminação de gases poluentes no momento de sua confecção? Sim, é muito importante pensar em tudo isso antes de adquirir um produto novo e levar também em consideração a sua necessidade... Mas a sua REAL necessidade! Não somente para satisfazer seu desejo consumista.
Mas se após muita reflexão (sim, muita mesmo. Ok?) você acreditar que precisa mesmo comprar um computador novo... É importante considerar o fim que você dará ao antigo. Foi justamente isso que vim tratar nessa postagem. Esse computador que para você pode ser mais do que ultrapassado pode ter uma utilidade muito grande para muitos que precisam! Se você der a oportunidade a uma pessoa de ter acesso a essa tecnologia além de estar ajudando ao próximo, você também estará ajudando ao meio ambiente! Por que afinal de contas, ao invés desse computador causar poluição – ao ser jogado no lixo – estará tendo uma grande utilidade!
É com esse objetivo que foi criado o grupo Freecycle, que teve sua origem no ano de 2003 e vem trazendo grandes contribuições ao meio ambiente; já que com este são evitadas que 500 mil toneladas de lixo sejam criadas diariamente.
Para entrar para o grupo é necessário um cadastro simples que te dará a possibilidade além de doar também adquirir diversos objetos, realizados com base de trocas.
Participe! Não poupe esforços para ajudar aos outros e ao meio ambiente! Assim, todos agradecem.
Fonte: Giro sustentável – Gazeta do povo.
Bjs de luz,
Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário