terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fogo!!!!

Saudações, amigos internautas!

Depois de muito e muito tempo, finalmente voltei com mais uma postagem!


Capitão JP hoje vem escrever sobre esse fato preocupante que vem acontecendo por aí: as queimadas, causadas pelo tempo seco.
É normal que elas aconteçam nessa época do ano, mas de acordo com o Institudo Nacional de Pesquisas Espaciais, o número de incêndios em 2010 dobrou, em relação ao ano passado. Também a área atingida aumentou: no ano passado, foram perto de 16 mil pontos de incêndio. Esse ano são perto de 31 mil! Além disso, estão sendo atingidas regiões onde nunca houveram focos significativos, como o norte de Goiás e o sul do Tocantins.

Qual a razão para que isso esteja acontecendo?

Essa época de estiagem é propícia para o aparecimento de queimadas. Mas fatores humanos pioram a situação: para abrir pastagens ou limpar áreas para plantação, os produtores rurais queimam a vegetação. Isso combinado com os fatores climáticos, fazem com que o fogo fuja de controle. O triste é que essas queimadas acabam destruindo o pouco que nos resta de florestas, como a MataAtlântica ( http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/08/queimada-devasta-parte-de-reserva-de-mata-atlantica-em-tiradentes.html ).

Além disso, as queimadas e as ações de desflorestamento são as
maiores causas das emisões de gases responsáveis pelo Efeito Estufa emitidos no Brasil, superando até mesmo as indústrias. E isso coloca nosso país entre os cinco maiores emissores desses gases.
E não é só no Brasil que isso está acontecendo. Um incêncio destruiu mais de 2000 hectres de floresta na França!
Capitão JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário