sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sustentabilidade- By Daniel

Com a crescente preocupação ambiental temas como fontes de energia alternativa, reciclagem de produtos, desperdício, tratados de compromisso com o meio ambiente e recursos renováveis têm sido alvo de diversos debates e reuniões freqüentes.
Esse tópico vem tratar sobre sustentabilidade. Mas o que é sustentabilidade, afinal !?
Sustentabilidade é um conceito de consumo que visa atender às necessidades de consumo do cotidiano sem prejudicar um estoque futuro para as novas gerações. Essa meta é atingida através de consumo racional (sem desperdícios), de utilização de recursos renováveis e reciclagem; constituindo a política dos 4 R’s: reduzir, reutilizar, reciclar e responder.
Não é difícil por em prática. Com pequenas e simples atitudes uma empresa, por exemplo, pode ser sustentável.
Atitudes como utilizar toalhas em vez de estopas de limpeza, sabão biodegradável, óleos solúveis (para usinagem) biodegradáveis, separação do óleo velho (esse já é um pouco mais complicado em se tratando de pequenas empresas, mas não impossível !), separação de lixo reciclável e metais (destinados a ferro-velhos); são apenas modestas citações dentre as muitas existentes..
Também é acessível ao emprego doméstico com a reciclagem do lixo, fabricação de sabão através de óleo, evitar ao máximo queimar lixo doméstico, utilizar água moderadamente, quando aquecer água, procurar usar toda a água aquecida (visto que, em função dos calores sensível e latente da água, é exigida muita energia para aquece-la), usar com moderação aparelhos que consumam muita energia elétrica, e por aí vai..
Aqui vai um link sobre como fazer sabão caseiro..
http://www.ecologiaonline.com/receitas-para-preparar-sabao-caseiro/


Fontes:
http://www.notapositiva.com/resumos/geologia/recnatrenov.htm
http://www.sustentabilidade.org.br/default.asp
http://www.atitudessustentaveis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário