sexta-feira, 11 de junho de 2010

Redução do consumo de sacolas plásticas

No Brasil está acontecendo uma mobilização para a implementação de leis com o objetivo de reduzir e até banir o uso de sacolas plásticas nos supermercados, porém ainda não são de caráter proibitivo.

Diante disso alguns supermercados já estão se colocando à frente da situação, antes mesmo da total proibição do uso dessas sacolas plásticas. As redes de supermercados que estão organizando essa mudança em seu sistema são Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart, já representando uma significativa conquista ambiental. Entre as atuais medidas promovidas por esses supermercados estão: a realização de fóruns, palestras e o oferecimento da opção de sacolas retornáveis aos clientes, por parte do Carrefur; por parte do Pão de açúcar, o “Programa Mais” (oferecendo premiação aos clientes que recusam sacolas plásticas) e também a opção de sacolas retornáveis; e quanto ao Walmart, o programa “Cliente consciente Merece Desconto”, em que o cliente recebe um desconto de R$ 0,03 em sua compra a cada sacola recusada.

Mas a partir disso surge outra questão: a consciência ambiental de cada um de nós, pois essas medidas tomadas por estes supermercados só terão efeito se tiver a colaboração de todos. Agora pare e pense: “eu tenho aderido a estas campanhas em prol do meio ambiente?”. Se a resposta for sim, parabéns, você está no caminho certo. Mas se for “não”, reflita sobre os seus atos, e pense em qual futuro você quer para o planeta, qual futuro você quer para as futuras gerações. Fica aqui uma dica.

Fonte: Ambiente Brasil.

Bjs de luz,

Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário