sábado, 19 de junho de 2010

Impactos ambientais do cádmio

Oi pessoal

Eu quero primeiramente pedir desculpas pelo vácuo de alguns dias... as coisas no colégio não estão nada fáceis... final de período...

Quero também agradecer ao Capitão JP e à Tchu pelas calorosas boas vindas que eu recebi ^^

Agora é o seguinte... eu estava fazendo o trabalho de saúde ocupacional (uma matéria técnica que eu tenho...) e achei interessante postar aqui uma parte desse trabalho... ele é sobre algumas substâncias e os seus riscos ambientais e humanos... coisas do gênero... e eu estava fazendo sobre o Cádmio, e achei que seria legal trazer essa informação para vocês ^^ vou postar aqui, então, sobre os impactos ambientais do cádmio abordando também a relação dele com a saúde humana. Vamos lá então?

O cádmio é um metal que possui uma propriedade de bioacumulação em organismos vivos, sendo também muito persistente no ambiente (principalmente em solos e águas subterrâneas), tendo assim um grande potencial de destruição ambiental, pois ele não se degrada com o passar do tempo, permanecendo nos ecossistemas com os quais ele tem contato. Os animais são grandemente afetados quando expostos a esse metal, dentre os efeitos sobre eles podem-se citar o aparecimento de câncer de pulmão, uma aumento da pressão arterial, e também efeitos negativos em sua reprodução e desenvolvimento. Quando do contato com esse metal, as pessoas podem apresentar sérias irritações no epitélio gastrintestinal (provocando náuseas, vômitos, salivação e dores abdominais), danos nos rins, severos danos aos pulmões (como por exemplo, o enfisema pulmonar), maior chance de adquirir um câncer pulmonar (quando da inalação desse composto), tendo também outros tecidos afetados (exemplo: fígado e testículos).

Em um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi observado a presença de metais pesados representada pela porcentagem de 1% de todo o lixo urbano (uma quantia significativa), representando um grande perigo ao meio ambiente e aos ecossistemas lá presentes, já que se tratam de metais altamente tóxicos. Dentre estes metais citados na pesquisa apresenta-se como um dos de maior risco à saúde o cádmio, sendo grande parte dele presente em pilhas e baterias descartadas de forma inadequada. Uma alternativa para diminuir esse nível seria a substituição do uso de produtos antigos por novos que possuem um maior tempo de vida útil, como por exemplo, pilhas alcalinas ou também baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

Para exemplificar os danos causados pelo cádmio ao meio ambiente e aos seres humanos serão citados alguns casos de contaminações por essa substância. Como um exemplo clássico pode-se citar o acidente ocorrido nas margens do rio Jintsu (localizado no Japão), quando da ocorrência de dores reumáticas e mialgias em plantadores de arroz e pescadores. A causa disto foi o despejo, de forma inadequada, de dejetos industriais das minas que continham metais pesados, dentre eles o cádmio. A doença decorrente do contato com o cádmio passou a se chamar “Itai-Itai” – que significa em Japonês “ai, ai”, sendo chamada assim pelo fato dos indivíduos contaminados gemerem muito – e seus sintomas são de dores súbitas na área lombar, nas costas, nas articulações e também um enfraquecimento dos ossos. A doença foi reconhecia mundialmente no ano de 1968. As pessoas contaminadas foram indenizadas pela empresa de mineração que desencadeou esse episódio e a área contaminada pelo cádmio continua sendo monitorada pelo governo local. Contudo, mesmo com o registro histórico de tal desastre ecológico – sendo afetados muitos ecossistemas da região – e humano – com inúmeras vítimas dessa doença chamada “Itail-Itail” – atualmente encontramos uma persistente emissão inadequada desse metal no meio ambiente, mesmo com uma pequena redução desses índices quando da ocorrência desse episódio.

Algo relevante de ser citado que vem ocorrendo em Santo Amaro (Bahia) é a presença de altas taxas de cádmio no sangue de crianças que vivem nessa região, sendo originadas principalmente da indústria metalúrgica que opera na área.

Para citar um acidente grave que deu origem a um grande dano ambiental deve-se tratar do ocorrido na Baía de Sepetiba (Rio de Janeiro) em 1996, em que uma fábrica de zinco eletrolítico – localizada em Itaguaí, distante 70 km do Rio de Janeiro – despejou mais de 50 milhões de litros de água e lama, contendo metais pesados – principalmente zinco e cádmio. Esse vazamento atingiu muitos manguezais, nos quais habitam mexilhões, caranguejos, siris e ostras (sendo produtos de consumo de populações da região e da cidade do Rio de Janeiro), mesmo com esse fator de contaminação desses animais os prejuízos só poderão ser efetivamente medidos daqui a mais algum tempo, quando esta situação se estabilizar.

Agora pessoal, eu acho que a partir disso vocês puderam perceber onde entra a nossa ajuda nessa situação... sim, principalmente as pilhas e baterias. Pelo fato de elas representarem 3/4 da demanda de cádmio necessitam de maior atenção. Mas vocês devem estar se perguntando: “o que exatamente devo fazer para ajudar??”. É agora que entra a responsabilidade e consciência de todos no descarte desses materiais, além da busca por outras alternativas viáveis. Na hora do descarte fique atento, pois muitos terminais de ônibus e também algumas agências de bancos possuem datas de recolhimento desse tipo de material, que posteriormente será dado um destino adequado a ele. E quanto à busca por outras alternativas, nada mais é do que em vez de comprarmos sempre pilhas de pouca vida útil, começarmos a optar por pilhas cuja procedência é confiável e possuem maior duração, ou melhor: compramos pilhas recarregáveis (daquelas que vêm um carregador próprio...). São atitudes assim no nosso dia-a-dia que trazem esperanças de um futuro melhor para o nosso planeta. Não fique aí parado! Junte-se a essa causa.

Fontes: Ambiente Brasil, nautilus.fis.uc.pt/, MSPC - Informações Técnicas, Mundo Educação, Seget - artigos e Wikipédia.

Bjs de luz,

Lê.

2 comentários:

  1. achei mt boa esta postagem. me ajudou um pouco no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  2. Esse post me ajudou bastante no trabalho da escola ^^
    |www.bloogwanderlust.blogspot.com.br|

    ResponderExcluir