quarta-feira, 9 de março de 2011

NANOTECNOLOGIA- uma série em prol do meio ambiente- Part. I

Olá pessoas, 
mais uma vez estou aqui, e a partir de hj,  a equipe do blog vai fazer uma série de post sobre nanotecnologia, um assunto cada vez comentado na mídia, e que tem grande importancia tecnologica, e sem duvida nenhuma, pode ser uma salvação, ou uma ajuda, para o meio ambiente.
Hoje eu vou dar uma pequena introdução sobre o assunto e nas próximas semanas, falaremos das vantagens e desvantagens que essa tecnologia traz ao meio ambiente; os projetos, duvidas e soluções encontradas por especialistas na area!!!
Espero que gostem, pois realmente é algo muito interessante!!!


Fazendo uma geral sobre o que nós vamos comentar ao longo dessa série, podemos começar, explicando melhor o que é a nanotecnologia: 
Segundo a nossa querida wikipédia: 


"nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicinaeletrônicaciência da computaçãofísicaquímicabiologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica,). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem." ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia).


Com essa vantagem de nanoparticulas, podemos considerar algumas vantagens na produção de tecnologias em prol do meio ambiente:
na prevenção de poluição ou dos danos indiretos ao meio ambiente;
no tratamento ou remediação de poluição;
na detecção e monitoramento de poluição. 




Contudo, não são só flores:
podemos também destacar algumas desvantagens, e reais riscos ao meio ambiente, tais como: 
* a contaminação de ambientes;
* concentração de compostos tóxicos na superfície das nanopartículas, com posterior transporte no meio ambiente ou acúmulo ao longo da cadeia alimentar;
* catálise de reações químicas indesejáveis no meio ambiente.


(fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000600031)








Bem o post de hj, foi uma pequena indrodução, como já falei anteriormente, nas proximas semanas, comentaremos mais e abordaremos com maior enfase, os tópicos acima!!!
Beijoss, Tchu^^











Nenhum comentário:

Postar um comentário