sábado, 12 de março de 2011

Catástrofes atuais

Seguindo as ordens da Tchu, aqui estou para mais uma postagem, mesmo sem muitas idéias.

Assistimos às notícias do nosso mundão velho que pede socorro. As mais recentes são do Japão, que sofreu muito com um forte terremoto seguido de uma onda gigante.

Vendo com minha família* o Jornal Nacional no dia em que isso aconteceu, minha mãe comentou: "Vejam só o que a humanidade está fazendo com o mundo... Chuva atráz de chuva, terremoto atráz de terremoto..."
Minha mãe pode ser muito sábia, mas aí ela errou um pouco.

Ela está certa dizendo que muitas catástrofes atuais são consequência das ações humanas ao longo da História. Mas não precisamos culpar as pessoas pelos terremotos.

Os terremotos são causados pelos movimentos das placas tectônicas sobre o magma das profundezas do planeta. O ser humano pode fazer o que quiser, mas é muito difícil ele interfirir nesse processo, que é 100% natural.

Já as frequentes tempestades que de uns tempos pra cá têm sido bastante frequentes em diversas partes do Mundo, inclusive, claro, no Brasil (Santa Catarina em 2008, Nordeste em 2009, Rio de Janeiro em 2011, e agora em Março no Litoral do Paraná*) podem e muito ser consequências do famoso Efeito Estufa.

Agora você me diz: "Hei, Capitão JP, mas e o HAARP? Dizem que com ele é possível interferir em terremotos e tal..."

O High Frequency Active Auroral Research Program (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) da Força Aérea Americana, é um grande laboratório construído no Alasca para estudar a Ionosfera. Mas governos de muitos países já denunciaram que os States na verdade o construiu como uma arma geofísica, "capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes", "capaz de manipular a baixa atmosfera terrestre". Em 2010 a Venezuela afirmou que o terremoto no Haiti foi um teste dos americanos utilizando o HAARP.

Mas nada disso é comprovado. São apenas teorias malucas. Até o que se sabe oficialmente, o ser humano não seria capaz de interferir no movimento tectônico da crosta terrestre.
"Capitão, vc acredita nessa história do HAARP?"
Eu acho que os Americanos são capazes de tudo pela ganância. Enquanto um grande terremoto não atingir os EUA eu vou acreditar um pouco nessa história aí.

"Mas Capitão JP, se não for o EUA controlando os terremotos, por que ultimamente presenciamos tantos?"
Bem, eu não sei explicar. Se alguém tiver uma teoria, comente aí pra gente. A única que achei até o momento em que escrevia essa postagem foi a religiosa: a Bíblia nos afirma que grandes catástrofes aconteceriam antes que Jesus voltasse. (veja em Lc 21, 5-19). Como bom católico, eu aceito isso como verdade. Mas acho que deve haver uma explicação cientifica também. Sempre tem.

O Japão não foi muito agraciado pela mãe Natureza: fica no encontro de várias placas tectônicas, é frequentemente atormentado por terremotos, há vulcões ativos, o território é pequeno e sem muitos recursos. Mas mesmo nessas condições, os japoneses ergueram naquele toquinho de chão uma das potências mais poderosas do planeta. É triste que tenha acontecido tudo aquilo com eles, mas tenho certeza de que vão conseguir voltar ao que eram em breve.

Quanto às chuvas, ventos e secas, isso sabemos que a humanidade tem muita parcela de culpa. E não há o que fazer para parar a força mais devastadora da Terra.
É só torcer para sobreviver à sua fúria.

Capitão JP

*Meu pai não estava assistindo Jornal Nacional com a gente pois estava preso com sua carreta em Santa Catarina depois que um trecho da BR 376 deslizou por causa da chuva. Só voltou 18 horas depois do previsto.

Um comentário:

  1. 1-OS TERREMOTOS SERIA A CAUSA TESTES DE BOMBAS NUCLEARES? 2-A RETIRADA DO PETRÓLEO EM GRANDE ESCALA DEIXANDO GRANDES CRATERAS E PROVOCANDO DESLISAMENTOS ETC. CANGUEIRO O AMIGÃO

    ResponderExcluir