domingo, 21 de agosto de 2011

I Am The Walrus

    Olá pessoal, 
    Cumprindo a promessa, não chegamos a ter um grande vácuo desde a última postagem.
    Seguindo o ritmo, pretendemos retomar com tudo os trabalhos aqui no blog e sempre que possível pedimos seu apoio e força. Vamos juntos?

    Vocês devem conhecer, ao menos de nome, a famosa banda de Liverpool... Aposto que já veio ‘Beatles’ em sua cabeça. Pois bem, eu, suspeita que sou pra falar deles, adoro muito as músicas desses quatro meninos, que tiveram uma carreira brilhante e por onde passaram carregaram multidões. Para quem não sabe, The Beatles foi uma banda de rock britânica, surgida na década de 60 e teve seu fim 70. Com um estilo variado, têm músicas que vão desde um twist básico, passando por um folk rock, incorporando elementos da música indiana, clássica, dentre outros, até dar origem ao nosso aclamado Heavy Metal, com a música Helter Skelter, mundialmente conhecida por ser a primeira do gênero.

    Vocês devem ter notado o quanto essa ideia de falar deles me agrada, não é mesmo? Mas se você não curte muito o estilo, prometo que não vou me ater somente a isso durante postagem.
    Mas pra quem gosta, essa postagem vai ser um prato cheio. Será música para os ouvidos e seu ritmo saltará aos olhos, se é que me permitem o pequeno trocadilho.



        “I am the walrus
         Goo goo g'joob” [...]
    Como o título sinaliza, a música ‘I Am The Walrus’, dos Beatles, tem relação com a postagem em questão.
    Tal música passou por inúmeras interpretações e não se chegou a resultados muito satisfatórios. Se há sentidos obscuros em meio a letra, é bem possível, porém até onde sabemos, o compositor, John Lennon, escreveu coisas totalmente sem sentido no meio para confundir aqueles que pretendiam usar a música para análise.
    Nela observamos a fusão de três outras músicas feitas por John. A primeira é surgida a partir da onomatopéia de um som de sirene: "I-am-he as you-are-he, Mis-ter cit-y police-man". A segunda tem início em “Sitting in a english garden...” e a terceira foi a que ele usou pra confundir os gramáticos.
    Para quem se interessar por tal música, a letra e vídeo poderão ser encontrados nesse site http://letras.terra.com.br/the-beatles/184/.
    No todo a letra não possui grande sentido e a palavra 'Walrus' significa ‘morsa’ em português.

    Onde quero chegar tratando disso tudo? Em morsas, é claro.


    Eu estava buscando notícias sobre meio ambiente e curiosidades quando me deparei com o seguinte título: ‘morsas no aperto’. No exato momento em que bati o olho nisso já me lembrei da música dos Beatles e fiz tal associação naturalmente.

    Esses animais que nessa época do ano se concentravam principalmente nas areias do Pacífico então mudando para o gelo do Norte, uma vez que com o aquecimento global precisam buscar lugares melhores para ‘se refrescar’.

    Cerca de 5 mil morsas estavam disputando um lugarzinho no local, como flagra a foto tirada em Point Lay (veja acima), no noroeste do Alasca. Esse processo de “invasão” das morsas nessa região ocorreu pela primeira vez em 2007 e vem aumentando em frequência.


    Isso serve para exemplificar novamente o que as alterações causadas ao meio ambiente podem gerar na vida dos animais.
    Esse tipo de coisa vai ocorrer sempre com mais e mais frequência e os danos à estrutura de ecossistemas variados poderão ser irremediáveis. No caso, já vêm sendo.
    E não pense que isso nunca afetará a nós, somos parte disso tudo. O planeta muda, os efeitos são sentidos inicialmente pelos mais frágeis e no final das contas nós também seremos prejudicados.

    I am the walrus. Eu sou a morsa. Coloque-se no lugar delas e depois me diga o que está achando de tal situação. Confortável? Com certeza não.


Fontes:
Eco4Planet, Wikipedia, Folha. 

BjoBjo,

Lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário