sábado, 5 de setembro de 2009

Por que a Terra chama-se Terra?

Mais uma semana...

Galera.. Semana passada, na postagem sobre a água, capitão JP, deixou uma dúvida no ar: Por que a Terra chama Terra?
Então, para não deixar vocês, nossos queridos leitores, com essa dúvida cruel, que fez todos perderem o sono, aqui vai um pouco sobre esse planeta, o nosso querido “Planeta Água”.
Todos sabem que ele é o terceiro planeta do sistema solar, que tem características únicas, como: água, em estado liquido, interatividade da atmosfera com os seres vivos, placas tectônicas e grande campo magnético.
A Terra tem diversas características próprias, mas não achamos tão interessante (se é que me entendem) colocar todas elas aqui, na escola já as aprendemos, então resta ao blog, colocar algumas curiosidades!!! Nada de coisas chatas!!(não que isso seja chato)
Voltando ao tema: Por que a Terra chama- se Terra?
Galera, o que vocês precisam saber é que, “Terra” esta diretamente ligada com os deuses da mitologia, Tellus, na romana, ou Gaia, na grega, são as mesmas deusas, mas com nomes diferentes. Enfim, como antigamente nada, ou melhor, muito pouco se sabia do planeta, o que se conhecia era, principalmente, as terras europeias, não se “sabia da existência” dos oceanos, que por sinal, tem grande importância, já que se dividíssemos o planeta em 4 partes, três, seriam de água, então, colocaram esse nome pois pensavam que somente existiam “terras”, e somente, anos mais tarde, com o inicio das navegações, é que pode perceber que nosso planeta não é formado somente por terra. ( não sei exatamente, se essa é a "verdade verdadeira", mas foi o que eu encontrei na net).


Ahh, tava pesquisando mais sobre essa Gaia, vou contar a sua história jájá, mas antes, so quero abrir um parênteses ( há algum tempo, estão formulando uma teoria chamada: “Teoria Gaia”(¬¬), resumidamente ,nosso planeta seria um ser vivo, pois tem capacidade de auto-sustentação. Não pense que o planeta tem mãos, ou pernas, pra poder se sustentar, ou que ele é funcionário publico, medico ou engenheiro, que trabalha, ganha bastante e é independe. Auto-sustentação, nesse caso, quer dizer que tem “capacidade de gerar, manter e sustentar suas condições ambientais”. Se quiserem saber mais sobre isso busquem pelo site pesquisa.com ( foi onde eu peguei essas informações) ou na Wikipédia).

Voltando a vida da deusa Gaia... Ou Tellus...
Resumidamente, Segundo a mitologia, essa deusa, seria, a segunda divindade nascida após Caos, Como uma “mulher” independente que era, gerou sozinha seu filho Urano e mais uns dois, que não lembro o nome, depois a nossa querida Deusa, teve um “trelê lê” com seu filho Urano e teve mais 12 filhos, os titãs.
Urano, “homem” bonito e jeitoso, que tinha o poder de prever o futuro, previu o tamanho do poder que teriam seus irmãos e mandou lhes de volta de onde vieram (se é que me entendem), no entanto, A deusa, não gostou nada, pois tinha “giganormes” dores e não podia parir seus filhos. Assim pediu ajuda aos titãs, que nada fizeram, somente Cronos ajudou sua mãe, no final da historia, conseguiram se vingar de Urano e Cronos assumiu o poder. Contudo,assim como Urano, percebeu que os gigantes de cem mãos, eram poderosos e aprisionou-lhes novamente no corpo da mãe, que mais uma vez ficou irada e o amaldiçoou : - Assim que seu filho nascer, ele tomara todo seu poder, Muahahahahaha!
Com muito medo de perder o poder, todo filho que nascia de seus casamento com sua irmã, Réia, Cronos “mandava pro bucho” e achava gotoso, mas Gaia, ajudou a salvar um : Zeus, que como todos sabem, na mitologia grega é o deus dos deuses.


Galera, fugimos um pouco do objetivo, mas espero que tenha ficado claro a questão do porque a Terra, chama-se Terra.

A equipe do blog agradece, e não percam semana que vem, a postagem sobre o Ar.
Abraços ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário