sábado, 19 de setembro de 2009

Dia mundial de limpeza as praias


O dia 19 de Setembro (no caso, hoje) foi definido como o "Dia mundial de limpeza de praias"Mas... por que devemos limpar nossas praias?Ora... simplesmente por que estão sujas!O lixo das praias vem do oceano, mas nem sempre o lixo do oceano vem das praias.Como vimos na matéria sobre o Monoxido de di hidrogênio, o bicho-homem parece que tem muito prazer em jogar o que nao presta mais fora. E não adianta apenas jogar pela janela. Ele tem que dar um jeito para que nunca mais veja aquilo pelo resto de sua vida! O, que outro meio melhor para isso que um rio? Ele passa por ali, e leva o lixo embora, e assim, não incomoda mais! Parecia uma idéia brilhante!
Com esse pensamento, muitas pessoas ao longo dos séculos foram fazendo dos rios esgotos. E, não demorou muito para que os pobres coitados ficassem tão poluídos que nem os peixes conseguissem viver neles, nem mesmo as pessoas, ao redor deles.Eles sabiam que o lixo ia embora... mas para onde? Sabemos muito bem para onde: para o oceano!E o bom e velho gigantesco reservatório de H2O ia recebendo tudo quanto é tipo de porcaria, que vinham pelos rios. E o mar era a última parada mesmo. Dali ele não tinha para onde ir.
Mas a gente olha para o mar e ele está sempre azulzinho... Não se parece nem um pouco com os rios poluidos... ele que recebe sugeira de todos os rios poluidos do mundo!Mas se você for a determinados pontos do oceano e der um mergulho, ou mesmo ir a alguma praia pouco frequentada por aí, você entenderá aonde que vai parar a sujeira e também porque aquela praia é pouco frequentada...
A mais prejudicada por esse lixo todo é a vida marinha. Peixes, tartarugas, mamíferos... são muitas as espécies que sofrem com a poluição marinha. Como o mar está sempre em movimento, ele arrasta muitas vezes lixo para as praias.Mas nem sempre o lixo na praia é culpa do... mar. Principalmente no verão. Isso é óbvio: os veranistas vão pra praia, fazem a festa, e vão embora. E deixam para trás tudo aquilo que não presta: garrafas, papel, resto de comida, etc. "O mar leva embora", muitos deles pensam.Mas o mar não vai para lugar nenhum, portanto, o lixo vai ficar nele. Mas, não irá encomodar.E é por esse detalhe mesmo, de que o mar é tão grande que o lixo que jogamos nele vai ficar lá no fundo e nao vai encomodar, que muitas pessoas (ou empresas, ou paises...) que nao querem gastar dinheiro construindo e gerenciando aterros sanitários, dão um fim diferente para o lixo: o nosso oceano!Por isso que foi criado o dia da limpeza das praias: para deixá-las, pelo menos, mais bonitas, e diminuir, pelo menos, um pouco a poluição. Pois o lixo sólido, como garrafas, pneus e cia, esses demoram muito tempo para desaparecerem e são os principais poluentes do oceano.Por isso, mobilize-se! Mostre aos outros que você não é outro Homo sapiens burro! Mostre que você pode mudar o mundo!
By: JP
até semana que vem e obrigado pelas quase 500 visitas em pouco menos de um mês de trabalho!! XDD

Nenhum comentário:

Postar um comentário