terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Mancha


Presa entre fortes correntes marítimas, perdida no meio do Oceano Pacífico e com 1000 km de extensão, encontra-se a famosa "Mancha de Lixo" do Pacífico.
Ela não é a única. Existem outros lugares onde se encontra muito lixo concentrado, como  na Alta Subtropical do Pacífico Norte e na Zona de Convergência Subtropical do Pacífico Norte.

Esse lugar foi descoberto em 1997 por Charles Moore, que navegava pela região em seu veleiro, até que encontrou lixo.

Lixo, muito lixo, procedente de embarcações e da terra firme, que as correntes arrastaram durante anos até aquele local, a 500 milhas da Califórnia, e hoje formam uma grande sopa de entulho que preocupa os ambientalistas a vários anos.
As espécies marinhas que vivem na região correm muito perigo, e não são raros os encontrados como a pobre criatura da imagem ao lado.
O que fazer para acabar com todo esse lixo?
Limpar essa sujeira não é tão simples. O lixo não está todo junto, como na primeira imagem ali (que eu coloquei só para ilustrar). Ela está espalhada pela região, formando uma 'sopa' mesmo. Assim, na retirada do lixo pode-se por em risco a vida marinha da região, causando mais malefícios do que benefícios.
E o problema é que, se tratando de águas internacionais, ninguém se comprometeu a dar um fim na mancha de lixo do Pacífico. 
Mas, como tem louco pra tudo, há uma empresa holandesa que diz que irá construir uma ilha artificial flutuante com o plástico da região, que ficaria com 10 mil km² e comportaria 500 mil habitantes. É verdade sim, pode-se ver aqui no site do projeto.
Por fim, como diz o repórter no vídeo abaixo (que passou no Fantástico), a existência dessa e das outras manchas de lixo são também nossa culpa.
Que a humanidade abra os olhos e veja o que está fazendo com sua casa.


Capitão JP


Nenhum comentário:

Postar um comentário