sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As ações do presente, os resultados do futuro

Olá pessoal!
Depois de tanto tempo no vácuo, esperamos agora voltar com tudo!!!
Pois bem, eu dei uma passada geral em vários sites de meio ambiente e algumas coisas me despertaram um pouco mais a atenção, primeiramente uma noticia de que a NASA publicou dois mapas que demonstram o grave aumento das temperaturas em todo o planeta – essa imagem realmente chama a atenção de qualquer um! (vejam abaixo e me digam se não é a pura verdade) – e eu também havia encontrado outra imagem que surgiu em plena 16ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), sendo utilizada pela WWF nesta conferencia, tendo esta origem em uma espécie de concurso alemão da “Foto do Ano 2010”.

Com relação à primeira imagem, vale destacar alguns pontos muito relevantes, tais como o aumento da média global em 0,8ºC desde o ano de 1880 – segundo dados Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA –, sendo dois terços do aumento ocorrido depois de 1975, tendo então um aumento na faixa de 0,15-0,20ºC por década. Os mapas representados nas imagens estão mostrando anomalias ocorridas de 2000-2009 e 1970 a 1979, sendo estas comparadas com estabelecido por normal no período de 1951-1980.

Esse aumento de 0,8ºC parece tão insignificante aos nossos olhos, não é mesmo? Em uma escala pequena esse aumento realmente fica um pouco imperceptível, porém estamos tratando da média do planeta, estamos falando de uma escala global! O que representa aos nossos ecossistemas e ao equilíbrio de todo o nosso planeta muitos efeitos irreversíveis e inestimáveis! Representa uma perda da flora e fauna, representa uma grande perda da nossa biodiversidade!

Essa segunda imagem, segundo a porta voz da WWF Alemanha, Regine Günther, traz certa expectativa e ainda segundo ela “Depois de Copenhague, não tivemos nenhum progresso significativo. Em Cancun, devemos pelo menos adotar uma rota para a África do Sul em 2011. Depois de mais um ano de recordes de altas temperaturas, a foto de Rosa Merk está aí para nos lembrar das consequências da ‘não ação’.”. Tomo como minhas as palavras dela, essa imagem, como slogan da campanha da organização diz, representa a espera das pessoas por uma solução, e os resultados de tal imobilização.

Essas imagens têm a força de nos levar a refletir mais sobre o que queremos para o futuro do planeta. Todos nós sabemos o quanto temos batido tanto na mesma tecla, quanto temos tratado desses assuntos – aquecimento global e mobilização de toda a população –, eu sei o quanto muitos dos que lêem esta postagem agora já não aguentam mais ouvir falar em aquecimento global, já que é isso que vemos o tempo todo na mídia e nos debates sobre meio ambiente. Agora pessoal, dêem uma boa olhada nessas imagens, e me digam: vocês não acham que está na hora de fazer algo para mudar isso? Vocês não acham que nós devemos abandonar um pouco os clichês e discursos e tomarmos nós mesmos alguma atitude? 

O que nós queremos com esse blog não é ficar falando e falando só por que achamos “bonitinho” falar em proteger o planeta, o que queremos é realmente despertar o interesse de todos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, de absolutamente todos, para um dos nossos bens mais preciosos: o nosso planeta! Dele tiramos os nossos alimentos, dele respiramos o ar que nos mantêm, dele nossos filhos e netos deveriam ter o mesmo! Mas o que estamos dando ao planeta em troca? Só destruição em cima de destruição. Eu digo “nós” por que também estou me incluindo nessa. Não sou melhor que ninguém para apontar os erros da humanidade e dizer “vocês estão causando mal ao meio ambiente!”. Todos nós temos culpa pelas catástrofes que vem acontecendo cada vez com mais frequência no planeta Terra! Sim, estou sendo bem pragmática, mas com este blog me sinto, assim como os demais integrantes dele, no dever de atentar a todos o que tem sido feito de nosso planeta. Bem, levando a palavra “pragmatismo” um tanto ao pé da letra podemos tirar o significado “O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana.”, de acordo com a Wikipédia. Como diz o trecho – e não querendo desvalorizar nenhuma crença, até por que tenho as minhas –, nós humanos estamos levando o planeta para “o buraco” e nós mesmos temos que dar um jeito de mudar isso!

As atitudes das quais eu sempre falo que temos que tomar vão desde pequenas coisas – como fechar a torneira quando se escova os dentes, apagar a luz ao sair do quarto, demorar menos no banho, etc; coisas que por mais que nós pensemos que sejam muito insignificantes diante do problema que temos em mãos, são muito úteis, e principalmente quando se mobiliza milhares de pessoas ao mesmo tempo! – até grandes projetos, tanto governamentais – exemplo: planos de redução da emissão de gases poluentes – como também de pessoas comuns com boas idéias e força de vontade – como com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Bem, já deu pra perceber que coisas para fazer temos, só está faltando mais força de vontade e mobilização.

Bem pessoal, espero que o recado esteja dado, vamos fazer nossa parte. Vamos, pense nisso.
Todos nossos esforços serão validos, e é assim que iremos garantir um futuro digno para as próximas gerações! Então, mãos à obra, que o futuro já esta aí!
Fonte: Blog Ambiente Brasil e Wikipédia.

Beijos de luz,
Lê.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Meu trabalho de geografia 2- UTFPR

Olá pessoas...
Primeiramente eu queria mais uma vez agradecer pelos comentários e apoio, pedir desculpas pelo vácuo, e dizer que nas próximas semanas voltaremos a escrever a todo vapor!!!
Mas hoje, estou aqui pra falar um pouquinho da Amazônia e do Cerrado!
Mais uma vez, em conseqüência das aulas de geografia, assim como no post sobre a Tucuruí, essa semana, eu resolvi postar a introdução do meu trabalho de geografia, sobre atividades econômicas e devastação do Cerrado e da Amazônia.
Bem, abaixo segue o texto, esperem que gostem!!!


O Brasil é um país com grande biodiversidade, possui entre 15 e 20% de toda diversidade biológica mundial. Responsáveis por essa porcentagem estão ecossistemas como a Floresta Amazônica, o Cerrado, o Pantanal, Mata Atlântica, etc. Contudo, o patrimônio natural brasileiro está seriamente ameaçado, seja por atividades agropecuárias, exploração madeireira, minerológica, extração de petróleo e gás ou outros aspectos.


A Floresta Amazônia, se estende por mais de  5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro, cerca de 1/3 de todas as florestas do mundo. Localizada na região norte, e abrangendo mais alguns países da América do Sul é um lençol térmico criado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.  Entretanto, assim como outros biomas, a Floresta está sendo destruída, cerca de 16% de sua cobertura original já foi devastada, o equivalente a duas vezes o tamanho da Alemanha e três vezes o estado de São Paulo. Tudo isso, decorrente das atividades desenfreadas do homem por busca de mais capital.
As atividades de desmatamento na Amazônia começaram e se intensificaram por volta de 1970, com a criação da rodovia Transamazônica; por volta de 1987 até 1991 elas desaceleraram devido à recessão econômica brasileira, uma vez que, as principais causas dessa destruição são as atividades econômicas, quase exclusivamente de bens de consumo – como madeira, minerais, produtos agrícolas, criação de gado (as fazendas de médio e grande porte são responsáveis por cerca de 70% das atividades de desmatamento) e produtos não-madeireiros, como a borracha natural e a castanha.
Toda essa destruição causa sérios problemas na região, principalmente a perca da biodiversidade local, além de mudanças no ciclo hidrológico e aumento na emissão de gases do efeito estufa, em conseqüência das queimadas para pastagem do gado (O grande incêndio de Roraima liberou, através da combustão, de 17,9 a 18,3 x 10 6 toneladas de carbono). Outro grande problema é a perda de produtividade do solo, também decorrente das queimadas.


O cerrado  é o segundo maior bioma, estando presente em todas as regiões do Brasil, exceto na região Sul, abrangendo 12 estados. Assim como na Floresta Amazônica, possui uma grande biodiversidade, uma vez que interage com outros domínios: Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e a própria Floresta Amazônica. Já ocupou uma área de 2 milhões  de km2, no entanto,  hoje são aproximadamente 800 mil km2. Assim como em todos os ecossistemas brasileiros, essa diminuição se deve à intervenção humana.
Essa devastação começou por volta de 1960, com uma forte expansão agropecuária, estimulada por políticas públicas e de crédito nacionais e internacionais voltadas para exploração de grãos e de carne, hoje, esses produtos são os grandes destaques econômicos da região, mas também os grandes causadores do desmatamento.
Atualmente, cerca de 20 mil km² são desmatados anualmente, o dobro do que ocorre na região amazônica. Além das atividades agropecuárias, o extrativismo é outra atividade local, principalmente no Mato Grosso do sul, onde são explorados minérios de ferro e manganês e no Mato Grosso, onde ocorre extrativismo vegetal. Resumidamente pode-se dizer que a expansão das lavouras de cana-de-açúcar, da soja, da pecuária, da produção de carvão e as queimadas (naturais ou provocadas) são os principais vetores de desmatamento, acarretando diversos problemas ambientais, como por exemplo: ameaça a oferta de recursos hídricos do país, pois as nascentes das bacias hidrográficas do São Francisco Araguaia-Tocantins e do Paraná-Paraguai localizam-se na região.

Fernanda Kouketsu


Bem, por hoje é só, espero que tenham gostado!!
bjos Tchu^^