sábado, 10 de outubro de 2009

Tecnologia e Meio Ambiente (parte II)



Olá, caro internauta!
Quero agradecer em nome da nossa equipe por todas as visitas que estamos tendo! Nunca pensávamos que teriamos tantas visitas! Mas, enfim.
Semana passada, a Tchu iniciou a discussão sobre esse importante assunto, que é sobre a Tecnologia X Meio Ambiente.
Pois bem. Hoje eu vou apresentar para vocês os trabalhos feitos pelos homens que usam sua cabeça para pensar em coisas úteis, para ajudar nosso planeta.
Como foi dito, o bicho-homem sempre cria novas tecnologias com a itenção de melhorar sua qualidade de vida.


Ao ler essa palavra "TECNOLOGIA", sempre vêm em nossa mente um computador, um robô, um caça ultrassônico ou coisa parecida. Mas, antigamente as tecnologias de ultima geração eram coisas , qua para nós hoje, sao simples, como um moinho de vento, ferramentas agrícolas, ou mesmo uma ferradura. Esses foram criados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Séculos mais tarde, novos tipos de embarcações, máquinas a vapor, ou movidas a eletricidade, e a combustiveis fósseis, foram os novos avanços tecnológicos que deixaram o mundo numa euforia total. Ainda mais porque aquilo tornava mais fácil ganhar dinheiro. E, lembre-se que,a grande maioria dos Homo "sabios" sempre foram extremamente gananciosos e egoístas...
Com essa nova forma de ganhar dinheiro, uma enchente de máquinas a vapor inundou nossa Terra, Além de intoxicarem a nossa querida sopa de gases que costumamos chamar de Atmosfera, essas máquinas (em fábricas, transporte, etc) muitas vezes acarretaram outros problemas (mas o o que seria um problema maior do que a destruição do nosso planeta?!) .
Portanto, essas revolucionárias tecnologias estragavam o mundo de diversas formas: 1-Poluiram o ar, 2-Acabavam com florestas, 3-Estragavam a água, 4-Maltratavam o própio ser humano. Se formos refletir sobre isso, eu poderia escrever várias páginas sobre os males disso. Mas, não é o que eu quero tratar no momento. Então, vamos ao que interessa.

Depois que caiu a ficha de que o mundo está desesperado precisando de ajuda, muitas pessoas começaram a investir em formas de virar o jogo, parar com tudo isso, ou pelo menos diminuir essa tragédia.
Quanto ao primeiro caso, o do ar, já surgiram os automóveis que funcional com menos poluentes, ou que simplesmente não poluem. Isso era considerado coisa do futuro, mas já está sendo do presente. Daqui a pouco tempo, teremos mais automoveis desse tipo que a gasolina ou alcool (assim espero, pelo menos).
Também já existem até mesmo leis que obrigam a fabricas de automóveis e fábricas em geral que dêem um jeito na emissão desenfreada de poluentes. Em certos parques ao redor do mundo existem até "árvores artificiais" para filtrarem o ar.
No caso das florestas, não há muito o que fazer a não ser concientizar o povão. Mas existem tecnologias que ajudam a controlar as grandes florestas, como vemos na Amazônia, onde a floresta é vigiada 24 horas via satélite.
Ja desde algum tempinho atrás vêm sendo desenvolvidas diversas tecnologias para ajudar nossa água, por exemplo, no tratamento de esgotos.
Quanto ao bem estar das pessoas, isso não nos convém falar aqui, pois todo mundo já sabe. Mas vale lembrar que até essas tecnologias ambientais aí são feitas mais pensando no bem dos homens.
Hoje, podemos perceber que mesmo nossa primitiva tecnologia (segundo astronautas, compositores, autores, os ogros verdes da Tchu, extraterrestres e não-humanos) pode ser usada para o bem.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado de mais uma matéria do Capitão JP, e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário