quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ligeirão Supremo

Esse mês entrou em circulação aqui  na capital paranaense o Mega BRT, ou o 'maior ônibus do mundo', o 'Azul', 'Avatar', 'Super Ligeirão', ou qualquer outro nome que queira chama-lo.








Além de ser muito grande, bonito, confortável, rápido, moderno e útil, ele é movido totalmente a Biocombustível, o que significa uma boa redução nas emissões de gases na atmosfera.









Esse tipo de combustível em ônibus já estava sendo testado a algum tempo em biarticulados comuns da Linha Verde na capital paranaense. No fim, notou-se uma redução de aé 70% na emissão dos gases.




O novo super ônibus de Curitiba prova que é possível se ter um transporte de qualidade e sem agredir tanto o meio-ambiente. No futuro a cidade pretende fazer com que toda a frota de ônibus funcione a Biocombustível.










Se as pessoas andassem mais de ônibus e menos de carros, seria um grande lucro para todos. Para as pessoas, que economizariam com  a gasolina de seus carros; Para as empresas de ônibus, pois lucrariam mais para investir em ônibus melhores e mais modernos; E a natureza, principalmente, que seria menos agredida.


Quem sabe agora, com um ônibus tão bonito e supremo na cidade, o povo curitibano dê esse exemplo para o mundo.

Capitão JP, apaixonado por ônibus, apaixonado pelo Pedro Moro, apaixonado pelo Ligeirão.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL- Jogue seu chicletes no asfalto- Part I

Olá pessoas, mais uma vez estou aqui pra escrever, e hj o assunto abordado será sobre um projeto da UTFPR, onde alguns alunos, desenvolveram uma possivel solução para os chicletes e bitucas de cigarros jogados na rua. Escreverei sobre o chicletes e em um outro post, a Lê, escreverá sobre as bitucas de cigarro.


Bem, o chicletes é uma resina produzida a partir de derivados de petroleo. é muito bom e com certeza indispensável na bolsa ou bolso de qualquer um. Contanto, também é um grande problema! Você está mascando seu chicletes e o bendito fica sem gosto, você vai joga-lo fora. Mas aonde? Eis o grande dilema, muitas pessoas, ou no caso do projeto, muitos alunos, tem a capacidade, de gruda-los em baixo das mesas, nos bancos, ou mesmo jogam na rua, para algum individuo desatento, que está passando pisar e ficar aquela meleca!


Enfim, o chicletes demora mais ou menos 5 anos para se decompor,  vc já pensou quantos sapatos, ou quantas calças ja foram perdidas por causa do chicletes grudado??


Pois para todos os problemas com o chicletes, ou a grande maioria, eu apresento, alias, estudiosos apresentam a possivel solução, que foi o tema abordado no projeto de Educação Ambiental:
JOGUE SEU CHICLETES NO ASFALTO!!!!
De acordo com os alunos da instituição no seu trabalho:
"Isso pode ser feito, pois ambos possuem a mesma base química : o petróleo.Dessa forma, o chiclete se integra ao asfalto, que é um betume espesso, de material aglutinante escuro e reluzente, de estrutura sólida, constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, além de substâncias minerais, resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto,que possui propriedades isolantes e adesivas.Portanto, o processo de pulverização é acelerado, ele começa a ser destruído pela luz e pelo oxigênio do ar, que o fazem perder a elasticidade e a viscosidade. Além disso, o atrito constante dos pneus dos veículos colabora com a decomposição."


Para conscientizar as pessoas, ou melhor, os alunos, o grupo produziu cartazes e espalhou pela universidade ( foi assim que eu fiquei sabendo do projeto).








Bem, por hj eu fico por aqui, mas fica minha dica: joguem seu chicletes no asfalto, o meio ambiente agradece!!!
Bjos Tchu^^
PS.: deixo meu agradecimento a professora Fernanda Castelhano e aos alunos do projeto, que me forneceram o trabalho e ficaram a disposição em caso de duvidas!


Fontes:


TAMURA, Cinthia Sayuri; MATOS, Clarianna Ferreira de; MATOSKI, Fabio Henrique Schmidlin. Trabalho Educação Ambiental, UTFPR, Curitiba - Paraná - Brasil



 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php
 http://www.ocean.ind.br/2010/08/31/chiclete-reciclado-pode-virar-borracha-para-brinquedos-e-sapatos/
 http://www.colunazero.com.br/2009_09_01_archive.html
 http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_18/lixourbano.html
 http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=362:chicletes&catid=44:especiais&Itemid=172
 http://www.trilhaverde.com.br/images/goma%20de%20mascar.jpg
 http://com.limao.com.br/imagens/fotos/000/000/948/728_m.jpg
 http://www.habbo.com.br/groups/28512/id
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Asfalto
 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-chiclete/index.php