terça-feira, 29 de março de 2011

Minha Hora do Planeta

Galeraa, como prometido, apesar de atrasado, escreverei como foi a "minha hora do planeta".
Eu demorei um pouco pra escrever, porque digamos, ela não foi a mais produtiva!!!
Na verdade, logo quando deu 20:30 eu fui nanar!! Digamos, eu estava um pouco cansada, tinha acordado as 4 da manha pra terminar o trabalho de genética ( que acabou nao sendo recolhido). Então, estava cansada e acabei pegando no sono, so acordei no domingo!!!
Como eu disse, ela nao foi produtiva, mas apaguei as luzes e antes de ir pra cama, dei uma olhada pela janela e varios vizinhos tbm estavam cm as luzes apagadas!!
Bem, por hoje eh só!!!
Parabéns pra Curitiba!!!
Bjoss
Tchu^^

sábado, 26 de março de 2011

Petróleo, será o grande vilão?


Olá pessoal!

Algum tempo depois dei as caras por aqui. E vamos seguindo juntos, a pesar dos vácuos (que no caso são de minha autoria ultimamente), firmes e fortes aqui no blog!
Mais uma vez quero agradecer aos nossos seguidores que fazem nosso contador de visitas girar em grande velocidade e quero, novamente, pedir seus comentários, lembrem-se sempre que eles são muito importantes para a melhoria do blog!
Enfim, sem mais delongas vamos ao assunto da postagem.

Vocês por acaso se lembram de um assunto muito abordado à uns tempos aqui no blog no que se refere ao vazamento de petróleo? Sim, um que tratava da catástrofe ocorrida no Golfo do México... Pois bem, eu estava vendo algumas notícias a cerca do meio ambiente e de repente encontro uma sobre o andamento dos estudos a cerca dos efeitos dessa tragédia na vida não só dos animais, como também das pessoas afetadas por esse.

E juntando isso a um trabalho que eu andei fazendo para a matéria de Química 5 na UT veio-me a idéia de fazer uma postagem aliando o petróleo e seus benefícios juntamente com seu risco à saúde e à natureza. Vamos primeiramente ao meu trabalho?

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom. É uma combinação complexa de hidrocarbonetos (rica fonte de energia), composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão.
A geração do petróleo como combustível, bem como seus outros derivados, a partir do óleo bruto coletado no processo de extração, exige muita pesquisa e investimento tecnológico, apresentando grandes custos e complexos estudos para seu desenvolvimento. O petróleo é amplamente encontrado na natureza, porém, mesmo com o empecilho do custo e da complexidade dos estudos que o envolvem, sua pesquisa no Brasil vem sendo realizada em ampla escala pela empresa Petrobras, dando origem, através de uma série de processos que serão analisados a diante, em suas refinarias além de gasolina e diesel, também outros produtos como lubrificantes, nafta e querosene de aviação.
O petróleo representa atualmente a principal fonte energética disponível, originando também séries de produtos (chamados de petroquímicos) que visam substituir uma grande quantidade de matérias-primas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim. Os produtos gerados do óleo bruto vão desde asfaltos até garrafas de água, tendo também em vista pneus, tintas e até medicamentos.
O petróleo é uma das principais fontes de renda de muitos países, principalmente daqueles situados no Oriente Médio; é, portanto, alvo de estudo na área de geopolítica, visto que o comércio desse produto e o domínio sobre suas reservas geram inúmeros conflitos entre as nações, dando origem, muitas vezes, a guerras.
A origem do petróleo possui atualmente inúmeras teorias, porém a mais aceita por estudiosos do assunto é da sua formação a partir de substâncias orgânicas vindas da superfície terrestre (os detritos orgânicos), portanto, o petróleo é encontrado principalmente em bacias sedimentares. Ainda dentro dessa hipótese, a formação dessa substância necessitaria de altas temperaturas sobre as moléculas de querogênio provocando sua quebra e após finalizado esse processo formando-se os compostos orgânicos líquidos e gasosos, no chamado processo de catagênese. E no acúmulo desse petróleo há a penetração do liquido e/ou gás, através das muitas camadas de rochas porosas e adjacentes, até atingir uma rocha selante e uma estrutuda geológica que o detenha, fazendo com que ele se deposite na rocha denominada então de rocha reservatório.

Como dito anteriormente o petróleo extraído de suas reservas é um óleo bruto e para ser disponível ao consumo é necessário que passe por um processo de destilação, ao ser encaminhado às ditas refinarias de petróleo.
Esse óleo bruto pode ter diferentes texturas e cores, de acordo com o tipo e o local em que é encontrado. O petróleo encontrado em regiões marítimas e terrestre em sua forma pura é o dito petróleo pesado, de difícil escoamento e transporte (já que possui alta viscosidade e densidade), o que exige, como frisado anteriormente, muita tecnologia e esforço (se tornando um desafio a ser sempre superado). Quando processado e de acordo com o seu tipo (como é o exemplo do petróleo encontrado em Urucu pela Petrobrás, que é da mais alta qualidade), é então chamado de petróleo leve. Outro exemplo desse último é o tão falado pré-sal, que foi descoberto em 2007 e atualmente está em etapa de estudos para avaliar o procedimento que será adotado para sua exploração. Para se ter uma idéia do tamanho da reserva que temos nessa camada foram realizadas estimativas que apontam um número de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo que podem ser extraídos de lá futuramente, o que levaria o Brasil à posição de um dos países de maior produção de petróleo do mundo.'

O processo citado de refinamento de petróleo segue parâmetros bem simples de se entender. O petróleo é uma ’mistura’ de hidrocarbonetos de variados tipos de cadeias de carbono e ligações que vão de 1 carbono na molécula até mais de 70 carbonos, ou seja, está última caracteriza uma molécula maior e mais complexa, sendo mais difícil de se quebrar ou então de entrar em ebulição. Nessa ultima deixa ficou uma dica de como se divide as diversas cadeias de hidrocarbonetos: o aquecimento do óleo bruto fazendo com que cada substância entre em ebulição em períodos de tempo diferente e em temperaturas diferentes, facilitando a separação de seus subprodutos.
Resumindo, em uma refinaria é aquecido o óleo puro e bruto e dividido assim em diferentes viscosidades (que vão de aspectos muito próximos à água até produtos quase sólidos, o que se pode exemplificar com a cera).
Agora falando um pouco desses subprodutos e deixando bem clara essa idéia de separação deles de acordo com sua temperatura de ebulição, cabe aqui uma pequena tabela de alguns desses derivados:
P.E.(°C)
Composição (C = carbonos)
Subproduto
20
1 a 4  C
Gás
70
5 a 9  C
Nafta
120
5 a 10  C
Gasolina
170
10 a 16  C
Querosene
270
14 a 20 C
Diesel
340
20 a 50 C
Lubrificante
500
20 a 70 C
Óleo comb.
600
acima 70 C
Asfalto

Agora que já temos noção de quão importante ele é para a economia mundial assim como sua grande gama de úteis subprodutos que são separados pelo processo de destilação, nos cabe agora seus tão discutidos impactos gerados ao meio ambiente.
Pessoal, quando pensamos em meio ambiente, qual é a primeira coisa que nos vem à mente? Animais e plantas (a biota)? Água? Árvores? E se eu lhe disser que nós somos incluídos nesse contexto?
É, isso mesmo que você acabou de ler, nós, que tratamos de destruir a natureza e nos achamos algo a parte de tudo isso, estamos inseridos, de acordo com as leis estabelecidas, nessa idéia de ‘meio ambiente’. Não acredita? Vejamos então a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – número 6.938 de 17/01/1981.
De acordo com o texto desta, seu artigo 3º cita:
Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
        I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;
        II - degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente;
        III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
        a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
        b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
        c) afetem desfavoravelmente a biota;
        d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
        e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Partindo desse principio de que somos parte do meio ambiente, nossa saúde e bem estar também devem ser considerados quando tratamos de um acidente grave como o que aconteceu no golfo do México.
De acordo com recentes dados, cerca de 55 mil trabalhadores e voluntários dos Estados da Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida trabalharam na limpeza após a explosão. A saúde desses será monitorada por pelo menos os próximos 10 anos, visando analisar os efeitos físicos e mentais provocados pela química com a exposição ao óleo bruto.
Estudos como este foram verificados em 8 de 40 vazamentos ocorridos em um período de 50 anos, por isso os efeitos na saúde humana de tal exposição são praticamente desconhecidos. Então essa análise vem a desvendar mais um dos graves riscos que este óleo bruto representa à natureza.
Este é um dos vários estudos que devem ser realizados em cima desse caso, uma vez que ecossistemas inteiros foram prejudicados e a fauna e flora terão efeitos carregados por anos e anos.
Isso que estamos só levando em conta o acidente no Golfo do México... E que tal se pensarmos nos efeitos que trazem a emissão de gases poluentes pela queima do petróleo? É o que fazemos constantemente na comodidade de nossos carros...


Pois é, o petróleo atinge vários aspectos ambientais e também sociais (visto que a poluição gera efeitos na sociedade e no modo dela se organizar).

Por que falamos tanto e tanto em meios alternativos de transporte? De economia de energia? De diferentes meios energéticos? Justamente por isso, está na hora de revermos esse sistema e avaliarmos nossa conduta com relação à natureza.
Voltamos ao nosso título: “Petróleo, será o grande vilão?”. Agora você já pode tirar suas próprias conclusões.
Vamos refletir um pouco sobre isso e sobre todas as outras questões ambientais que nos inquietam agora na nossa hora do planeta? É, a Tchu já deu o recado no post anterior e eu estou frisando a importância de participarmos dessas mobilizações! Enquanto houver pessoas que pensam no planeta e o tentam salvar, enquanto houver esperança, eu ainda acredito que é possível revertermos toda a nossa posição com relação ao meio ambiente. Você também acredita nisso? Deixe seu comentário, dizendo como foi sua hora do planeta e no que você anda refletindo com relação a isso tudo. Sua participação é importante! Vamos todos então nos juntar e fazer o nosso melhor? Reflita um pouco mais sobre isso.


      Fontes:
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/
http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/tecnologia-e-pesquisa/atuacao-no-presal/
http://www.brasilescola.com/quimica/refinamento-petroleo.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/883218-instituto-dos-eua-vai-estudar-saude-dos-limpadores-do-oleo-da-bp.shtml


Bjobjo,
Lê.

HORA DO PLANETA

Galeraa, mais uma vez estou aqui,  e pela 3ª vez, eu convido a todos, hj , a partir das 20:30 a participar da hora do planeta.
Todo mundo ja ta cansado de saber seu papel e da importancia de pequenas açoes, entao, estou aqui pra reforçar !!!
amanha  escreverei como foi a minha hora do planeta!!
Espero que todos participem e que comentem aqui no blog como foi a sua hora tbm!!!

ps.: pra qm nao viu os posts dos anos anteriores e pra qm qr saber mais, entre no site:
http://www.horadoplaneta.org.br/
 aproveitem e cadastrem se, alem disso olhem o que se pode fazer durante essa uma hora!!!
bjos
Tchu^^

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22/03

Olá pessoas,

Mais uma vez estou aqui, e hoje, falarei, um pouco atrasado, sobre o Dia Mundial da Água.
Ontem estava na aula de História, e o prof Marcel, que já comentou algumas vezes aqui no blog, falou q era o dia Mundial da água, e sugeriu que nossa equipe fizesse um post sobre.
Como as coisas estavam um pouco corridas, o texto ficou pra hj!!!

Mas, vamos parar de enrolação e ir direto ao assunto:


Ontem, 22 de março, é considerado o dia Mundial da água, pois bem, nem todos sabem, mas esse é um dia muito mais para reflexão do que propriamente de comemoração. Apesar do Brasil ser um país super privilegiado, tendo 11,6%, aproximadamente, de toda agua doce do planeta, muito ainda temos que fazer pra preservar e manter esses recursos.










Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:

1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

fonte:http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27direitosdaagua.htm

http://180graus.com/geral/22-de-marco-e-comemorado-o-dia-mundial-da-agua-412938.html)


Bem, por hj é só!!


Grandes bjos,


Tchu^^

sábado, 12 de março de 2011

Catástrofes atuais

Seguindo as ordens da Tchu, aqui estou para mais uma postagem, mesmo sem muitas idéias.

Assistimos às notícias do nosso mundão velho que pede socorro. As mais recentes são do Japão, que sofreu muito com um forte terremoto seguido de uma onda gigante.

Vendo com minha família* o Jornal Nacional no dia em que isso aconteceu, minha mãe comentou: "Vejam só o que a humanidade está fazendo com o mundo... Chuva atráz de chuva, terremoto atráz de terremoto..."
Minha mãe pode ser muito sábia, mas aí ela errou um pouco.

Ela está certa dizendo que muitas catástrofes atuais são consequência das ações humanas ao longo da História. Mas não precisamos culpar as pessoas pelos terremotos.

Os terremotos são causados pelos movimentos das placas tectônicas sobre o magma das profundezas do planeta. O ser humano pode fazer o que quiser, mas é muito difícil ele interfirir nesse processo, que é 100% natural.

Já as frequentes tempestades que de uns tempos pra cá têm sido bastante frequentes em diversas partes do Mundo, inclusive, claro, no Brasil (Santa Catarina em 2008, Nordeste em 2009, Rio de Janeiro em 2011, e agora em Março no Litoral do Paraná*) podem e muito ser consequências do famoso Efeito Estufa.

Agora você me diz: "Hei, Capitão JP, mas e o HAARP? Dizem que com ele é possível interferir em terremotos e tal..."

O High Frequency Active Auroral Research Program (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) da Força Aérea Americana, é um grande laboratório construído no Alasca para estudar a Ionosfera. Mas governos de muitos países já denunciaram que os States na verdade o construiu como uma arma geofísica, "capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes", "capaz de manipular a baixa atmosfera terrestre". Em 2010 a Venezuela afirmou que o terremoto no Haiti foi um teste dos americanos utilizando o HAARP.

Mas nada disso é comprovado. São apenas teorias malucas. Até o que se sabe oficialmente, o ser humano não seria capaz de interferir no movimento tectônico da crosta terrestre.
"Capitão, vc acredita nessa história do HAARP?"
Eu acho que os Americanos são capazes de tudo pela ganância. Enquanto um grande terremoto não atingir os EUA eu vou acreditar um pouco nessa história aí.

"Mas Capitão JP, se não for o EUA controlando os terremotos, por que ultimamente presenciamos tantos?"
Bem, eu não sei explicar. Se alguém tiver uma teoria, comente aí pra gente. A única que achei até o momento em que escrevia essa postagem foi a religiosa: a Bíblia nos afirma que grandes catástrofes aconteceriam antes que Jesus voltasse. (veja em Lc 21, 5-19). Como bom católico, eu aceito isso como verdade. Mas acho que deve haver uma explicação cientifica também. Sempre tem.

O Japão não foi muito agraciado pela mãe Natureza: fica no encontro de várias placas tectônicas, é frequentemente atormentado por terremotos, há vulcões ativos, o território é pequeno e sem muitos recursos. Mas mesmo nessas condições, os japoneses ergueram naquele toquinho de chão uma das potências mais poderosas do planeta. É triste que tenha acontecido tudo aquilo com eles, mas tenho certeza de que vão conseguir voltar ao que eram em breve.

Quanto às chuvas, ventos e secas, isso sabemos que a humanidade tem muita parcela de culpa. E não há o que fazer para parar a força mais devastadora da Terra.
É só torcer para sobreviver à sua fúria.

Capitão JP

*Meu pai não estava assistindo Jornal Nacional com a gente pois estava preso com sua carreta em Santa Catarina depois que um trecho da BR 376 deslizou por causa da chuva. Só voltou 18 horas depois do previsto.

quarta-feira, 9 de março de 2011

NANOTECNOLOGIA- uma série em prol do meio ambiente- Part. I

Olá pessoas, 
mais uma vez estou aqui, e a partir de hj,  a equipe do blog vai fazer uma série de post sobre nanotecnologia, um assunto cada vez comentado na mídia, e que tem grande importancia tecnologica, e sem duvida nenhuma, pode ser uma salvação, ou uma ajuda, para o meio ambiente.
Hoje eu vou dar uma pequena introdução sobre o assunto e nas próximas semanas, falaremos das vantagens e desvantagens que essa tecnologia traz ao meio ambiente; os projetos, duvidas e soluções encontradas por especialistas na area!!!
Espero que gostem, pois realmente é algo muito interessante!!!


Fazendo uma geral sobre o que nós vamos comentar ao longo dessa série, podemos começar, explicando melhor o que é a nanotecnologia: 
Segundo a nossa querida wikipédia: 


"nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicinaeletrônicaciência da computaçãofísicaquímicabiologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica,). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem." ( fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia).


Com essa vantagem de nanoparticulas, podemos considerar algumas vantagens na produção de tecnologias em prol do meio ambiente:
na prevenção de poluição ou dos danos indiretos ao meio ambiente;
no tratamento ou remediação de poluição;
na detecção e monitoramento de poluição. 




Contudo, não são só flores:
podemos também destacar algumas desvantagens, e reais riscos ao meio ambiente, tais como: 
* a contaminação de ambientes;
* concentração de compostos tóxicos na superfície das nanopartículas, com posterior transporte no meio ambiente ou acúmulo ao longo da cadeia alimentar;
* catálise de reações químicas indesejáveis no meio ambiente.


(fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000600031)








Bem o post de hj, foi uma pequena indrodução, como já falei anteriormente, nas proximas semanas, comentaremos mais e abordaremos com maior enfase, os tópicos acima!!!
Beijoss, Tchu^^











segunda-feira, 7 de março de 2011

PAPEL PLÁSTICO

Olá pessoas, 
Como sempre deixamos vocês, caros leitores, um pouco no vácuo, por isso, gostaria de pedir desculpas!!^^"
hoje eu vou escrever um post sobre um assunto que eu vi algum tempo atrás, e estava enrolando pra escrever!^^"


Pois bem, estava eu assistindo o canal futura, e começou a passar uma reportagem sobre papel reciclado,até ai tudo bem, processo super comum, que traz um fim, ou um recomeço para o papel já utilizado. Mas o que realmente me chamou a atenção era que esse papel reciclado, na verdade, era um papel plástico reciclado!!
=D


Sério, quando eu comecei a ver a reportagem fiquei super empolgada e interessada no assunto e achei realmente algo significativo a ser postar no blog!!!
Mas enfim, pesquisei um pouco mais sobre e gostaria de compartilhar com vocês:




O papel plástico reciclado, é um projeto da Universidade de São Carlos, onde desenvolveram um papel sintético  a partir da reciclagem de plásticos já consumidos: garrafas e potes plásticos, limpos, sao triturados e misturados com particulas minerais, que ganham as características desejadas ( como brilho, brancura, absorção da luz, etc). Estes sao introduzidos em uma extrusora, onde fundidos, transformam-se em finas folhas, que sao enroladas e cortadas de acordo com a utilização.


Esses papeis plásticos,produzisoa  a partir de  garrafas de água, potes de alimentos e embalagens de material de limpeza pode ser empregado em rótulos de garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro. “Ele é indicado para aplicações que necessitam de propriedades como barreira à umidade e água, além de ser bastante resistente”, diz a professora Sati Manric.


A produção desse papel se faz junto com uma empresa chamada Vitopel, que tem um planta piloto, ou seja, ainda produz o mesmo em escalas semi- industrial.


Com todos esses benefícios o papel plástico é uma grande realização, uma vez que além de diminuir a produção do papel comum ( produzido a partir de celulose), ele da um fim para o plástico, importante, mas muitas vezes, muito prejudicial ao meio ambiente.


Bem, por hoje é só!!
Desejo a todos um bom Carnaval e até a próxima!!


Bjos Tchu^^