terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Mancha


Presa entre fortes correntes marítimas, perdida no meio do Oceano Pacífico e com 1000 km de extensão, encontra-se a famosa "Mancha de Lixo" do Pacífico.
Ela não é a única. Existem outros lugares onde se encontra muito lixo concentrado, como  na Alta Subtropical do Pacífico Norte e na Zona de Convergência Subtropical do Pacífico Norte.

Esse lugar foi descoberto em 1997 por Charles Moore, que navegava pela região em seu veleiro, até que encontrou lixo.

Lixo, muito lixo, procedente de embarcações e da terra firme, que as correntes arrastaram durante anos até aquele local, a 500 milhas da Califórnia, e hoje formam uma grande sopa de entulho que preocupa os ambientalistas a vários anos.
As espécies marinhas que vivem na região correm muito perigo, e não são raros os encontrados como a pobre criatura da imagem ao lado.
O que fazer para acabar com todo esse lixo?
Limpar essa sujeira não é tão simples. O lixo não está todo junto, como na primeira imagem ali (que eu coloquei só para ilustrar). Ela está espalhada pela região, formando uma 'sopa' mesmo. Assim, na retirada do lixo pode-se por em risco a vida marinha da região, causando mais malefícios do que benefícios.
E o problema é que, se tratando de águas internacionais, ninguém se comprometeu a dar um fim na mancha de lixo do Pacífico. 
Mas, como tem louco pra tudo, há uma empresa holandesa que diz que irá construir uma ilha artificial flutuante com o plástico da região, que ficaria com 10 mil km² e comportaria 500 mil habitantes. É verdade sim, pode-se ver aqui no site do projeto.
Por fim, como diz o repórter no vídeo abaixo (que passou no Fantástico), a existência dessa e das outras manchas de lixo são também nossa culpa.
Que a humanidade abra os olhos e veja o que está fazendo com sua casa.


Capitão JP


Energia, sua fonte e destino

Olá pessoal!
Dessa vez não ficamos muito tempo no vácuo. Estamos postando um pouco mais agora, e esperamos melhorar essa frequência de posts cada vez mais!
Então, esses dias atrás eu andei vendo uma notícia de uns estudos sobre economia de energia no site da ‘Folha’ e uns dias depois acabei me deparando com a mesma notícia e ela me pareceu bem interessante para trazer aos nossos seguidores do blog!
 

Vocês já vão entender o porquê de ela ser tão interessante...
Vamos lá, pensem em todas as tecnologias hoje disponíveis... E se unirmos boa parte delas para economizar a energia de todo o planeta? Você tem alguma idéia de quanto economizaríamos? Bastante, não concorda comigo?
E o que vocês me diriam se uma universidade muito importante do Reino Unido fizesse essa pesquisa e nos revelasse dados inquietantes e surpreendentes?
Pois bem, essa instituição intitulada de Universidade de Cambridge fez tal pesquisa e nos trouxe o seguinte número: um valor de 73% de energia gasta seria economizado, e ainda melhor: com, em grande parte, medidas simples, que todos podem adotar em sua casa!
 

Vamos enumerar algumas medidas então? Vejamos, uma delas é instalar vidros triplos nas casas e edifícios para um maior isolamento térmico (não tendo que apelar para os nossos famosos ar condicionados), tampar as panelas quando se está cozinhando, reduzir a temperatura das máquinas de lavar roupa e louça. Para transportes, cita-se o limite de peso para os carros de 300 quilos (economizando combustível).

 
"Se podemos promover uma redução séria de nossa demanda por energia", diz Allwood (um dos responsáveis pela pesquisa), "todas as opções [de fornecimento de energia] vão parecer mais realísticas".
Outro estudioso chamado Nick Eyre, líder do grupo Futuro de Baixo Carbono, da Universidade de Oxford, apóia Cambridge: “As idéias convencionais sobre o sistema energético e a política do setor precisam ser ampliadas e incluir a maneira como a energia é usada, e não somente a maneira como ela é obtida.”


Ou seja, de que adianta pensarmos nas fontes de energia o tempo todo, falando dos combustíveis fósseis, de energia eólica, de usinas hidrelétricas e afins, se não focarmos também o destino dessa energia? De que adianta pensarmos somente em gerar energia ‘ecologicamente correta’ se não pensarmos no desperdício que pode estar sendo provocado no final do processo?


Precisamos tomar essas pequenas atitudes de economia de energia para que no final não seja preciso gerar tanta energia, fechando, assim, um ciclo ‘ecologicamente correto’.

Agora vamos parar e pensar: Por que não fazemos isso? Por que as pessoas não estão se mexendo e fazendo essa situação a que o meio ambiente chegou ser revertida? Todos podemos fazer a diferença, então por que não fazemos? Todos temos esse poder de mudar o futuro do planeta, e não só o poder como também a obrigação com as nossas futuras gerações! Então me digam, por que não estamos fazendo isso já, antes que seja tarde demais? Te digo porque. As pessoas estão muito acomodadas, grande parte delas achando que ‘aquecimento global’, ‘catástrofes da natureza’ e outros tantos problemas ambientais são historinhas de cientistas que querem chamar atenção para si próprios na mídia e afins. Eu digo isso porque os meus pais falam essas coisas na minha cara! Sim, é triste admitir, mas os meus próprios pais não me dão ouvidos! É isso que queremos? Ficar acomodados enquanto nossos filhos e netos um dia viram a sofrer os efeitos disso? Melhor, nós mesmos vamos sofrer com isso! Já estamos sentindo na pele a resposta da natureza para os nossos ‘maravilhosos cuidados’ para com ela. Ou alguém vai negar o degelo dos pólos, as enchentes, furacões, e outros fenômenos catastróficos totalmente fora de época e de escala que estão acontecendo cada vez mais frequentemente? 


Vamos tomar atitudes pessoal, vamos, ao menos tentar, conscientizar o máximo de pessoas possíveis, vamos fazer nossa parte. O futuro do planeta é mais do que os nossos famosos ‘clichês’, é atitude!
Pessoal, eu sei que eu pego demais no pé de todo mundo, que eu fico falando sempre que precisamos de atitude e tudo mais, e que muitas vezes chego até a ser muito repetitiva, mas é dessa forma que vamos salvar o planeta, criando consciência ambiental e passando isso pra frente. Vamos fazer isso juntos? Podemos contar com todos os nossos seguidores nessa ‘empreitada’?
Fontes: Folha e Eco4Planet


Beijos de luz,
Lê.