domingo, 24 de outubro de 2010

Será que é energia limpa mesmo?


Olá pessoal, primeiramente eu queria pedir desculpas por não estar postando com tanta frequência, eu sei que é sempre a mesma desculpa, mas realmente, ando sem tempo!

Enfim, hoje eu queria escrever e comentar um pouco sobre usinas hidrelétricas.

Essa idéia veio depois de uma empolgante aula de geografia 2, com o professor Marcos, da UTFPR, sobre recursos hídricos!

Falava meu professor sobre as bacias hidrográficas e seu importante aspecto econômico na sociedade, a função e influências que trazem, até que em certo ponto da aula, ele começou a falar sobre as hidrelétricas e realmente algo me chamou atenção, alias, uma coisa que ele disse me chamou atenção:

"será mesmo que a energia é limpa e não trás riscos, ou danos ao meio ambiente?"

Foi ai que eu parei e pensei, e o professor continuou a falar:

  • Erosão do solo;
  • Extinção da biodiversidade local;
  • Eliminação de metano na atmosfera (em decorrência da decomposição da matéria orgânica);
Foram alguns dos itens que ele citou que são causados devido à implantação e funcionamento de uma usina hidrelétrica, que trás tantos confortos, mas que também causam alguns, muitos danos....
Continuando a aula, ele chegou e falou sobre a usina de Tucuruí:




Bem, pra quem nunca ouviu falar, Tucurui é a maior usina hidroelétrica brasileira em potencia (daí todos param e pensam, mas e a Itaipu?? Não é ela a maior? Sim, realmente, Itaipu é a maior, contudo, ela é binacional, e Tucurui é 100% brasileira). Ela foi construída no Rio Tocantins, No estado do Pará, para aproveitar o potencial hídrico e tornar essa região do rio navegável ( com utilização de eclusas).
O projeto começou a ser desenvolvido em 1957 e em 1976, sua primeira parte foi concluída, sendo entregue pelo presidente João B. Figueiredo.
Mas sem envolver política nesse assunto, vamos tratar dos aspectos ambientais:
Talvez o ponto mais crítico na implantação da usina, foi o perca de grandes áreas de florestas em terra firme, devido ao represamento, além disso, comunidades foram desalojadas devido as inundações e espécies da flora e fauna foram perdidas ( tratando desse aspecto, a Eletronorte, responsável pela usina, estudou e caracterizou as espécies de animais e vegetais que sobraram na região).
Apesar de ser uma energia renovável, e estar se discutindo na mídia todo o tempo sobre desenvolvimento sustentável, as usinas hidrelétricas não são de todo bem, é claro, que comparada a outras, como a termoelétrica, uma das principais causadoras do aquecimento global, ela é realmente limpa, mas impactos e danos ao meio ambiente, sempre são encontrados.

 
Bem, foi breve meu post de hoje sobre as usinas.
Como já perceberam esta um pouco tarde também ^^"
Por isso fico por aqui, e semana que vem, quero ver se apareço com mais algum assunto pra deixar no ar, ou na rede, no caso, pra vocês refletirem e discutirem!!
Obrigada mais uma vez pelos comentários e apoio!!!
Bjos
Tchu =D

 

sábado, 23 de outubro de 2010

Sim, o futuro já começou!

Oi pessoal!
Alguns dias depois, aqui estou novamente.
Depois de um post sobre as inovações tecnológicas, estava eu a procurar assuntos para tratar em uma nova postagem, e foi quando encontrei duas grandes notícias: o primeiro táxi elétrico do Brasil e a recente implantação dos ônibus híbridos em nossa frota.
Achei interessante trazer a todos essas notícias para salientar quanta tecnologia vem sendo criada nesse ramo e como elas podem se mostrar muito funcionais na prática.
Bem, comecemos então pelos ônibus híbridos. Pare agora e pense: quantas vezes você já ouviu falar sobre carros movidos a eletricidade? Provavelmente muitas. Mas e na realidade, você já notou alguns desses andando pelas ruas? Muitos de vocês nunca virão um na vida.
Agora que tal tirarmos isso só dos sonhos mais futurísticos e imaginários possíveis e trazermos para nosso dia-a-dia? Pois bem, é justo isso que trago a vocês: ônibus elétricos (os chamados híbridos) que já estão circulando pela cidade de Curitiba/Pr. Isso mesmo que você acabou de ler: as inovações já estão aí e prometem muito, já que a frota desses ônibus tem previsão de aumentar em grande escala até o ano de 2014!
Os números são animadores. Uma emissão de gases reduzida em 50%, uma economia de combustível de 35% e o número de passageiros suportado no seu transporte: 83. Algo pode ter chamado sua atenção aqui: ser mencionado o gasto com combustíveis. Bem, este é um dos pontos em que eu queria chegar... O veículo é composto por dois motores: um elétrico e outro movido a biodiesel. Quando este se encontra parado (em um semáforo ou congestionamento) o carro passa a ser sustentado pelo motor elétrico, que o move até os primeiro comandos: o arranque e os 20 quilômetros iniciais. A partir da terceira marcha o veículo passa a se locomover através do motor a biodiesel. Este processo gera uma enorme economia de combustível e uma grande redução na emissão de gases poluentes, como citado anteriormente. Por enquanto esse ônibus está em fase de teste em Curitiba e passará à cidade de São Paulo em cerca de alguns dias, e, como mencionado no início da postagem, a frota desses será aumentada em 2014 em virtude da Copa do Mundo, e nos traz grandes expectativas para melhoria do transporte público – que vem sendo um dos maiores desafios enfrentados pela gestão da cidade de Curitiba e de muitas outras em nosso país.
Quem já teve a oportunidade de andar em um desses ônibus revela que a experiência é inigualável e a sensação de viagem ao futuro se mostra presente. Mas se você ainda não teve essa chance, basta ver a foto dele pra ter uma idéia de como este promete nos transportar a outra realidade:
Mas se você é como eu, uma pessoa muito curiosa, e quer desfrutar dessa experiência inesquecível, vai gostar de saber qual é a linha e os horários desse ônibus pra fazer um pequeno passeio... O ônibus que está em fase experimental faz a linha Interbairros II e os horários você pode consultar nesse site: http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/tabelahorario/
Agora, tratando do primeiro táxi a chegar ao Brasil, este começou a circular dia 30 de setembro no Aeroporto Internacional Afonso Pena (que fica na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais) – tendo em vista o transporte dos viajantes – e foi implantado pela empresa COPEL – Companhia Paranaense de Energia – que inaugurou em conjunto a este o primeiro eletroposto (localizado também neste aeroporto), representando um grande salto no ramo de transportes sustentáveis. Além de não poluir a natureza e não produzir ruídos seu custo é muito inferior ao dos combustíveis convencionais (cerca de 20% do valor destes), tendo previsão de R$ 5 a R$ 8 para uma carga completa, podendo assim rodar por 150 quilômetros até a próxima recarga. O tempo que se leva em uma recarga é de oito horas, com a possibilidade também de recargas rápidas de 30 minutos, sendo que a COPEL tem planos para viabilizar em breve uma carga completa em cinco minutos. Este projeto, como também dos ônibus elétricos, tem objetivos de ser ampliado até a Copa de 2014 e os planos para que isto ocorra já vem sendo elaborados com estudos de impactos sobre a rede elétrica.
Estes são exemplos de como as tecnologias são realmente úteis quando tratamos de uma visão ampla para um futuro sustentável e, como dito na postagem anterior, essa área vem crescendo muito e promete enormes avanços científicos! O futuro já começou e se usarmos tudo isso de forma inteligente, teremos grandes resultados!
Fontes: http://blog.eco4planet.com/
http://softwarelivre.org/
http://www.cimm.com.br/portal
Beijos de luz,
Lê.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Incineração de resíduos - By Rhoger

Você já pensou no destino final do nosso lixo?

Nosso lixo tem 3 principais destinos finais:

-Aterros e lixões

-A compostagem

-A incineração


No Brasil, os aterros e lixões agregam a maior parte do lixo, a compostagem e a incineração tem um percentual muito abaixo da dos aterros. A diferença do percentual é imensa, por exemplo, no ano de 2000 o destino de cerca de 95% do lixo eram os aterros e lixões, enquanto o percentual da incineração e o percentual da compostagem somados geravam cerca de 3,5%.

Mas atualmente, o percentual de lixo incinerado vem crescendo muito o que é um avanço para o Brasil.

Mas afinal, o que é a incineração?

A incineração é um processo de oxidação que visa diminuir o peso e volume do material queimado, a fim de destruir todos os vetores patogênicos presentes no mesmo. Ou seja, a incineração é um processo de queima do resíduo (lixo), que diminui sua quantidade.

É uma alternativa que tem suas vantagens e desvantagens. Vantagens: A incineração é uma solução para diminuir a quantidade de lixo nos aterros, sendo que é um processo que diminui cerca de 70% o peso e 90% o volume do material. Sem dizer que quase todo tipo de resíduo pode ser incinerado e que se pode ter uma quantidade de energia gerada na queima para ser aproveitada.

Desvantagens: Por ser um processo que utiliza temperaturas que podem chegar em até 1200°C, a incineradora possui um elevado custo de construção, além disso, ela não destrói alguns vetores patogênicos presentes em certos resíduos e às vezes, pode liberar substâncias nocivas à saúde da população durante a queima.

É importante ressaltar que os materiais incinerados, devem ter suas cinzas dispostas no aterro para resíduos perigosos.

E como é feita a incineração?

O material a ser incinerado, passa por vários processos, cada um com uma característica diferente. Primeiro, o material passa pelo processo de secagem, que tem como objetivo reduzir o teor de água presente nos mesmos. Feito isso, o material entra na "zona de combustão" que possui temperaturas entre 400°C e 500°C. Então, vai para a combustão completa, que tem temperaturas entre 800 e 1000°C! Após realizados todos esses processos, os gases liberados são filtrados e mandados para a atmosfera e as cinzas, escórcias, vão, como já dito antes, para o aterro de resíduos perigosos.

Praticamente todos os resíduos orgânicos podem se incinerados, enquanto materiais que contém flúor e cloro em sua composição, derivados do petróleo e metais pesados não devem ser incinerados.

A relação da incineração com o ambiente e a sociedade:

Os poluentes gerados durante a incineração, vão para a atmosfera, o que não é muito bom para o meio ambiente. Além disso a incineradora, que já apresenta um alto custo de construção, também custa empregos, ou seja, acaba com o trabalho dos catadores de lixo das ruas.

As incineradoras, são a maior fonte de poluição por mercúrio, ainda de serem uma contaminação de longo alcance.

Enfim, como tudo, as incineradoras possuem seu lado bom e seu lado ruim, e fica a critério de cada um decidir o que é melhor, diminuir a quantidade de lixo dos aterros e acabar com empregos de catador, ou acabar com as incineradoras e fazer com que aterros tenham sua capacidade ultrapassada com mais facilidade, sendo que aterros poluem tanto quanto incineradoras.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tecnologias limpas

Olá pessoal!

Hoje eu gostaria de começar o post agradecendo a todos os seguidores do blog! Talvez vocês devam ter percebido, o número de visitantes anda aumentando exponencialmente (apesar do fato do contador de visitas ter zerado...)! Isso é um grande incentivo a nós continuarmos com constantes postagens e vale lembrar aqui que seus comentários são sempre bem vindos! Eles são essenciais para sabermos o que vocês andam achando das postagens e o que é necessário mudarmos para estar sempre correspondendo ao apoio de todos!

Mais uma coisa que a Tchu comentou no post anterior e que vale lembrar novamente é o fato de termos um novo membro no blog... o Daniel! Gostaria de dar as boas vindas e agradecer a mais essa participação aqui, pois afinal de contas, a união faz a força! E quando se trata da questão ambiental, a única forma de atingirmos nossos objetivos é com muita união e iniciativa! E isso vale para todos, ok?

Bem, agora vamos ao assunto da postagem. Vim tratar das tecnologias em prol do meio ambiente.

Reduzir, reciclar, reutilizar, etc. São excelentes opções para manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Mas agora, você já parou para pensar como isso pode funcionar? Primeiramente é importante planejarmos as atitudes a tomar, e depois pô-las em prática (com eu já disse em diversas postagens...). Bem, uma das opções que vem apresentando um grande potencial nesse âmbito são as tecnologias aliadas à questão ambiental.

Eu estava pesquisando sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e encontrei um site que falava sobre um celular criado pela Sony que se usava de tecnologia em beneficio do meio ambiente, e foi aí que me lembrei de uma apresentação de trabalho que eu tive em uma matéria técnica chamada Direito Ambiental que tratava justamente disso, de como as tecnologias podem ser usadas de forma positiva para minimizar os impactos ambientais que causamos sobre o meio ambiente. Inicialmente parece uma idéia um tanto utópica, mas essa vem ganhando espaço com o passar do tempo, e demonstra um grande potencial e talvez seja uma das melhores opções a se aliar com uma conscientização ambiental em âmbito mundial para vencermos as barreiras que nos separam da tão comentada sustentabilidade.

Vou tratar agora de algumas dessas tecnologias e talvez vocês possam notar como esta pode representar uma saída para a situação atual.

Para dar inicio vou falar sobre uma proposta da Nokia que traz um projeto de celular que funciona com base em energia corporal. Este se carrega com a energia cinética gerada pelos movimentos corporais, e esta informação está pautada no registro de patente feito pela Nokia e com base nas informações fornecidas pela The Times, observando também suas características, tais como seu sistema que possibilita esse mecanismo – sendo proporcionados pelos chamados “cristais piezoeléctricos” (substância que sobre compressão ou dobradura gera corrente elétrica) – e também trata da situação em que se encontram seus testes, que ainda estão em estagio inicial.

Outra tecnologia bastante abordada ultimamente trata dos carros elétricos, que se mostram uma alternativa para a redução de poluentes atmosféricos. Sabemos que vários testes vem sendo feitos para uma possível adaptação destes em nosso cotidiano, porém ainda não são vendidos em larga escala. Uma notícia que encontrei diz respeito justamente a esses testes, que vem sendo feitos com diversos motoristas visando que de fato essa tecnologia entre para nosso dia-a-dia e venha contribuir para a causa ambiental. A notícia ainda trata do fato de que o chamado Mini E (da BMW) teve um bom desempenho nos testes com os motoristas, porém ainda necessita de diversas adaptações – como, por exemplo, postos de abastecimento e diminuição desse custo –, e sua venda em maior escala está prevista para 2013.

O celular que eu havia comentado no início da postagem é o chamado Elm (da Sony Ericson). Suas características vão desde sua avançada tecnologia até sua composição – caracterizada pela utilização de plásticos reciclados e pela ausência de metais pesados e poluentes. Sua produção ainda não está sendo empregada, porém há planos para esta.

Agora falarei sobre as árvores artificiais cujo objetivo é a redução de carbono. Esta vem sendo uma opção muito inovadora e que promete grandes resultados, já que em vista das outras tecnologias existentes utilizadas com esse objetivo esta apresenta um valor muito mais em conta. Acredita-se que em conjunto com esse projeto virão diversos outros com o mesmo objetivo, mostrando que já há uma movimentada mobilização de pessoas envolvidas com essas tecnologias limpas e com a tão comentada questão dos poluentes atmosféricos.

Uma notícia curiosa que encontrei e achei interessante trazer aqui para demonstrar como idéias criativas podem ser muito úteis e certamente bem-vindas quando se trata do meio ambiente. A tecnologia a que me refiro são as pipas geradoras de energia elétrica. O projeto um tanto esquisito a primeira vista foi feito pela empresa italiana Kitegen, visando a utilização de energia eólica de uma forma peculiar. O sistema de produção de energia funciona com um controle das pipas através de um sistema computadorizado e esta permanece fixada em uma base giratória, que com os movimentos da pipa provocados pela força do vento gera a eletricidade de acordo com a rotação provocada pelo sistema. O rendimento dessa tecnologia é muito significativo e ela pode no futuro, com suas devidas adaptações, apresentar uma boa opção de energia sustentável.

Bem, já deu para ter uma idéia de como esse ramo vem crescendo ultimamente e traz boas expectativas para o futuro. Se um dia viermos a utilizar mais dessas tecnologias nossos impactos ambientais serão muito reduzidos e haverá uma chance de atingirmos nosso grande objetivo... a sustentabilidade!

Acredito ser importante informar a todos sobre essas alternativas que vem se mostrando eficazes para que mais pessoas venham tanto a se interessar por esses produtos sustentáveis como também venham a aparecer novos projetos influenciados pelo incentivo que tentamos passar aqui no blog a todos! Lembrando sempre que este blog foi feito com o intuito principal de promover uma conscientização ambiental através da exposição de nossas idéias e estando sempre aberto à participação de todos! É isso que queremos, que constantemente venham a aparecer mais pessoas interessadas nessa causa e venham a expor suas idéias aqui no blog! Vamos pessoal, vocês também fazem parte disso! O meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos (inclusive previsto na Constituição Federal) e é isso que queremos proporcionar para as presentes e futuras gerações! Não fique fora dessa.

Fontes: http://www.revistameioambiente.com.br/2010/03/14/nokia-propoe-celular-movido-a-energia-corporal/
http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=2079
http://www.revistameioambiente.com.br/2009/11/03/pipas-para-gerar-energia-eletrica/
http://www.revistameioambiente.com.br/2009/09/25/arvores-artificiais-para-reduzir-carbono/
http://www.revistameioambiente.com.br/2010/06/18/em-teste-motoristas-ingleses-aprovam-minicarro-eletrico/

Bjs de luz,

Lê.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Obrigada Pelo Apoio!!

Olá pessoas!
Primeiramente eu queria pedir desculpas pelos vácuos dos últimos dias, a vida do pessoal do blog anda meio corrida e não ta sobrando tempo pra escrever....
mas enfim, hj eu vim aqui pra fazer um pequeno post de agradecimento...^^


Durante esse 1 ano e pouquinho de vida do blog nos recebemos quase 30 mil visitas, ou já chegamos a isso, pq nosso contador de visitas zerou quando chegou nos 26/27 mil acessos... *--*
mas mesmo assim... eu queria agradecer pelo grande apoio, pelos comentários e por fazerem cada vez mais o mapinha 3d fikar cheio de pontinhos vermelhos ^^


a ideia do blog começou numa conversa de msn e impulsiva como sou, logo criei uma conta aqui no blogger e chamei meus super amigos pra me ajudar cm esse projeto, e eles vem me apoiando durante todo esse tempo!!!
por isso eu queria agradecer à vcs, que acompanham os nossos post's, aos meus amigos, que escrevem e me ajudam a manter esse pequeno blog, com o intuito de conscientizar e espalhar as ações do meio ambiente!!!!


ah, como o post hj eh curto, eu so queria falar mais uma coisa:


temos um novo integrante na equipe: Daniel, que começará a escrever em breve!!!!


ps.: mais uma vez obrigada por tudo!!!!


super beijos Tchu^^