domingo, 27 de junho de 2010

Experiência Discovery: Energía do futuro Video at DiscoveryBrasil.com

Experiência Discovery: Energía do futuro Video at DiscoveryBrasil.com

Galeraaa.. clica no titulo do post e confiram um video da Discovery sobre energia renovalvel! é bem curtinhu e vale a penaa!!
bjoss
Tchu^^

sábado, 19 de junho de 2010

Impactos ambientais do cádmio

Oi pessoal

Eu quero primeiramente pedir desculpas pelo vácuo de alguns dias... as coisas no colégio não estão nada fáceis... final de período...

Quero também agradecer ao Capitão JP e à Tchu pelas calorosas boas vindas que eu recebi ^^

Agora é o seguinte... eu estava fazendo o trabalho de saúde ocupacional (uma matéria técnica que eu tenho...) e achei interessante postar aqui uma parte desse trabalho... ele é sobre algumas substâncias e os seus riscos ambientais e humanos... coisas do gênero... e eu estava fazendo sobre o Cádmio, e achei que seria legal trazer essa informação para vocês ^^ vou postar aqui, então, sobre os impactos ambientais do cádmio abordando também a relação dele com a saúde humana. Vamos lá então?

O cádmio é um metal que possui uma propriedade de bioacumulação em organismos vivos, sendo também muito persistente no ambiente (principalmente em solos e águas subterrâneas), tendo assim um grande potencial de destruição ambiental, pois ele não se degrada com o passar do tempo, permanecendo nos ecossistemas com os quais ele tem contato. Os animais são grandemente afetados quando expostos a esse metal, dentre os efeitos sobre eles podem-se citar o aparecimento de câncer de pulmão, uma aumento da pressão arterial, e também efeitos negativos em sua reprodução e desenvolvimento. Quando do contato com esse metal, as pessoas podem apresentar sérias irritações no epitélio gastrintestinal (provocando náuseas, vômitos, salivação e dores abdominais), danos nos rins, severos danos aos pulmões (como por exemplo, o enfisema pulmonar), maior chance de adquirir um câncer pulmonar (quando da inalação desse composto), tendo também outros tecidos afetados (exemplo: fígado e testículos).

Em um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi observado a presença de metais pesados representada pela porcentagem de 1% de todo o lixo urbano (uma quantia significativa), representando um grande perigo ao meio ambiente e aos ecossistemas lá presentes, já que se tratam de metais altamente tóxicos. Dentre estes metais citados na pesquisa apresenta-se como um dos de maior risco à saúde o cádmio, sendo grande parte dele presente em pilhas e baterias descartadas de forma inadequada. Uma alternativa para diminuir esse nível seria a substituição do uso de produtos antigos por novos que possuem um maior tempo de vida útil, como por exemplo, pilhas alcalinas ou também baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

Para exemplificar os danos causados pelo cádmio ao meio ambiente e aos seres humanos serão citados alguns casos de contaminações por essa substância. Como um exemplo clássico pode-se citar o acidente ocorrido nas margens do rio Jintsu (localizado no Japão), quando da ocorrência de dores reumáticas e mialgias em plantadores de arroz e pescadores. A causa disto foi o despejo, de forma inadequada, de dejetos industriais das minas que continham metais pesados, dentre eles o cádmio. A doença decorrente do contato com o cádmio passou a se chamar “Itai-Itai” – que significa em Japonês “ai, ai”, sendo chamada assim pelo fato dos indivíduos contaminados gemerem muito – e seus sintomas são de dores súbitas na área lombar, nas costas, nas articulações e também um enfraquecimento dos ossos. A doença foi reconhecia mundialmente no ano de 1968. As pessoas contaminadas foram indenizadas pela empresa de mineração que desencadeou esse episódio e a área contaminada pelo cádmio continua sendo monitorada pelo governo local. Contudo, mesmo com o registro histórico de tal desastre ecológico – sendo afetados muitos ecossistemas da região – e humano – com inúmeras vítimas dessa doença chamada “Itail-Itail” – atualmente encontramos uma persistente emissão inadequada desse metal no meio ambiente, mesmo com uma pequena redução desses índices quando da ocorrência desse episódio.

Algo relevante de ser citado que vem ocorrendo em Santo Amaro (Bahia) é a presença de altas taxas de cádmio no sangue de crianças que vivem nessa região, sendo originadas principalmente da indústria metalúrgica que opera na área.

Para citar um acidente grave que deu origem a um grande dano ambiental deve-se tratar do ocorrido na Baía de Sepetiba (Rio de Janeiro) em 1996, em que uma fábrica de zinco eletrolítico – localizada em Itaguaí, distante 70 km do Rio de Janeiro – despejou mais de 50 milhões de litros de água e lama, contendo metais pesados – principalmente zinco e cádmio. Esse vazamento atingiu muitos manguezais, nos quais habitam mexilhões, caranguejos, siris e ostras (sendo produtos de consumo de populações da região e da cidade do Rio de Janeiro), mesmo com esse fator de contaminação desses animais os prejuízos só poderão ser efetivamente medidos daqui a mais algum tempo, quando esta situação se estabilizar.

Agora pessoal, eu acho que a partir disso vocês puderam perceber onde entra a nossa ajuda nessa situação... sim, principalmente as pilhas e baterias. Pelo fato de elas representarem 3/4 da demanda de cádmio necessitam de maior atenção. Mas vocês devem estar se perguntando: “o que exatamente devo fazer para ajudar??”. É agora que entra a responsabilidade e consciência de todos no descarte desses materiais, além da busca por outras alternativas viáveis. Na hora do descarte fique atento, pois muitos terminais de ônibus e também algumas agências de bancos possuem datas de recolhimento desse tipo de material, que posteriormente será dado um destino adequado a ele. E quanto à busca por outras alternativas, nada mais é do que em vez de comprarmos sempre pilhas de pouca vida útil, começarmos a optar por pilhas cuja procedência é confiável e possuem maior duração, ou melhor: compramos pilhas recarregáveis (daquelas que vêm um carregador próprio...). São atitudes assim no nosso dia-a-dia que trazem esperanças de um futuro melhor para o nosso planeta. Não fique aí parado! Junte-se a essa causa.

Fontes: Ambiente Brasil, nautilus.fis.uc.pt/, MSPC - Informações Técnicas, Mundo Educação, Seget - artigos e Wikipédia.

Bjs de luz,

Lê.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nova Integrante

Bem, como o Capitão JP jah falou, e cm ela mesmo escreveu, nós temos uma nova integrante no blog: Leticia..
Lê eh minha melhor amiga e aceitou trabalhar nesse projeto em prol do meio ambiente!!!
Ela estuda conosco na UTFPR e cursa Segurança no trabalho..
Seja Bem Vinda Lê!!!
Tchu^^

Gente nova no pedaço

Olá, mundo!
Depois de tantos e tantos dias sem aparecer por aqui, eis que volta o Capitão JP!
Peço desculpas pelo meu sumiço, mas é que estavamos em época de provas e trabalhos no colégio, além de uma grave crise de falta de idéias, que foi piorando com o passar do tempo.
Mas, como vocês perceberam nas ultimas postagens, tem gente nova no nosso blog!
Para ajudar eu e a Tchu, chegou a Letícia, também do nosso colégio, mas de outro curso, que vai escrever para vocês sempre boas postagens sobre assuntos diversos e interessantes!
Seja bem-vinda, Letícia!

Obrigado a todos pelas visitas, e continuem a acessar e divulgar nosso blog!

Capitão JP

domingo, 13 de junho de 2010

As geleiras do Himalaia

Olá pessoal! Hoje eu decidi falar sobre o Himalaia.

Uma das maiores cordilheiras do mundo (juntamente com a dos Andes), o Himalaia – situado na Ásia –, vem enfrentando o problema mundial da drástica redução das geleiras... Sim, a nossa triste realidade. Nessa postagem eu vim falar sobre um dos efeitos que os moradores da região em breve virão a sofrer: a falta de água nas próximas décadas que terá como efeito uma escassez de alimentos para a Ásia, segundo um estudo realizado pela “Science”. A boa noticia é que o impacto causado por esse degelo será menor do que o estimado pelos estudos da ONU anteriormente, tendo como justificativa o fato de que muitas das bacias localizadas ao redor do Himalaia não possuem total dependência do degelo desta geleira para se abastecer, tendo como principal meio a água das chuvas, sendo apenas algumas áreas afetadas, porém já representando um grande dano. Este estudo veio a impulsionar mais os debates nessa área de mudanças climáticas e suas conseqüências, sendo que mais de 90 % das geleiras existentes estão recuando em larga escala, afirmam pesquisadores dos EUA e da Europa.

Sim pessoal, vocês devem estar pensando: “aqui estão as consequências das ações do homem sobre o meio ambiente”... mas é a pura verdade, nós só colhemos o que plantamos... e no nosso caso, os efeitos não estão sendo nada legais... é a partir desses fatos que paramos para analisar os nossos atos, a nossa consciência... Pare e pense, porque ainda dá tempo de salvar o planeta.

Fonte: Folha - Ambiente.

Bjs de luz,

Lê.



sábado, 12 de junho de 2010

Coleta seletiva de resíduos

Oi pessoal

Estou trazendo uma boa noticia que diz respeito à coleta seletiva no Brasil. O número de estados e municípios que possuem esse serviço de coleta vem aumentando gradativamente, segundo o IBGE. Cerca de 7% dos municípios (o que equivale a 405 municípios) já possuem essa coleta seletiva, embora o número de municípios que participam ainda seja pequeno, este número percentual representa a participação de 26 milhões de habitantes no total (sendo 14% da população brasileira). Cerca de 2% desses municípios estão localizados no Norte do país; 4% no Centro Oeste; 11% no Nordeste; 35% no Sul e 48% no Sudeste.

Um dos empecilhos para a adoção da coleta seletiva em todo o território nacional é o custo que este apresenta em sua fase de coleta, tendo um valor cinco vezes maior do que da coleta convencional. Dentre os demais fatores que impedem a maioria dos municípios de adotar esse serviço pode-se citar a falta de soluções de engenharia que tenham uma visão social e a condução informal do processo de implementação desse serviço.

Diante disso, busque se informar com relação à coleta seletiva em seu município, e se houver, não fique fora dessa! São atitudes assim que colaboram, e muito, para a causa ambiental.

Fonte: Ambiente Brasil.

Bjs de luz,

Lê.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Redução do consumo de sacolas plásticas

No Brasil está acontecendo uma mobilização para a implementação de leis com o objetivo de reduzir e até banir o uso de sacolas plásticas nos supermercados, porém ainda não são de caráter proibitivo.

Diante disso alguns supermercados já estão se colocando à frente da situação, antes mesmo da total proibição do uso dessas sacolas plásticas. As redes de supermercados que estão organizando essa mudança em seu sistema são Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart, já representando uma significativa conquista ambiental. Entre as atuais medidas promovidas por esses supermercados estão: a realização de fóruns, palestras e o oferecimento da opção de sacolas retornáveis aos clientes, por parte do Carrefur; por parte do Pão de açúcar, o “Programa Mais” (oferecendo premiação aos clientes que recusam sacolas plásticas) e também a opção de sacolas retornáveis; e quanto ao Walmart, o programa “Cliente consciente Merece Desconto”, em que o cliente recebe um desconto de R$ 0,03 em sua compra a cada sacola recusada.

Mas a partir disso surge outra questão: a consciência ambiental de cada um de nós, pois essas medidas tomadas por estes supermercados só terão efeito se tiver a colaboração de todos. Agora pare e pense: “eu tenho aderido a estas campanhas em prol do meio ambiente?”. Se a resposta for sim, parabéns, você está no caminho certo. Mas se for “não”, reflita sobre os seus atos, e pense em qual futuro você quer para o planeta, qual futuro você quer para as futuras gerações. Fica aqui uma dica.

Fonte: Ambiente Brasil.

Bjs de luz,

Lê.

O sucesso de Galvão Bueno no Twitter

Vou começar falando sobre um assunto que deu muita repercussão no twitter... O Galvão Bueno (sim, ele mesmo... o locutor da globo). Mas você deve estar se perguntando: "o que isso tem a ver com meio ambiente?". Calma, você já vai entender...

Pois é... O Galvão Bueno anda fazendo o maior sucesso no twitter, mas isso não se deve a elogios ou por que todos estão adorando a sua presença nas transmissões da copa do mundo... Pelo contrario, a historia iniciou a partir da expressão que todos andam twittando: “cala boca Galvão”.

A partir disso surgiram as perguntas de estrangeiros que usam o twitter, querendo saber quem é “cala boca Galvão”... A resposta criada para eles foi a seguinte: o “cala a boca” significa “salve/ salvem” e que “Galvão” é uma espécie de ave que corre risco de extinção. Com isso cada expressão dessas passaria a valer US$ 0,10 para a Galvão Bird’s Foundation. E acreditem, a campanha já está ganhando o mundo! E o sucesso... só está aumentando.

Fonte: O Globo.

Bjs de luz,

Lê.