segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bafana Bafana!!

Daew galera... Mais uma semana^^
bem, eu e o capitão JP, resolvemos que a partir dessa semana, consequentemente nas próximas, escreveremos sobre o continente Africano, tudo isso em decorrencia da copa do mundo, que ocorrerá entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2010, na África do Sul
Apesar de todos pensarem que esse continente, o 3º maior em extensão, é uma região totalmente, extremamente pobre, subdesenvolvida, cheia de doenças e coisas ruins, ela realmente guarda verdadeiros tesouros, uma delas: sua biodiversidade....

bem, a partir de semana que vem, começaremos a escrever sobre, e realmente espero que gostem!!
Byee
Tchu^^

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Eles vão desaparecer...

Olá, queridos internautas do meu Brasil e do mundo afora.

Primeiramente eu quero pedir também desculpas pela nossa ausência aqui no blog, mas esperamos retomar as atividades normais por aqui em breve. No momento, estamos em meio a uma crise de falta de idéias...

Mas, o Capitão JP está aqui hoje para falar de um assunto bem preocupante sobre o futuro do nosso querido planeta Terra (ou, planeta água, dependendo de o que ou quem você for...).

Bem, estava eu nessas longas e intermináveis férias revirando umas revistas da Superinteressante antigas que meu tio havia me dado, quendo eu me deparei com uma reportagem muito interessante - ou melhor, superinteressante - sobre os países Tuvalu(o da foto ao lado) e Kiribati, que ficam no sul do Oceano Pacífico e estão ameaçados de extinção.

Kiribati e Tuvalu, assim como outras ilhas da região, são belísimas e pequenas ilhas, circundadas por recifes de coral. A diferença das outras é que essas duas estão em alerta máximo. Em algumas décadas, de acordo com muitos pesquisadores, elas desaparecerão para sempre.
Cada vez mais elas estão sendo vitimas de inundações, e tudo por causa do aumento no nível do mar, que como sabemos, é culpa do aquecimento global.
Os governos dos dois países já começaram a evacuar a população - os primeiros refugiados do aquecimento global. O problema é que os países mais próximos, Austrália e Nova Zelândia, não querem mais aceitar os tuvaluanos e kiribatianos.

O os pobres habitantes dessas ilhas não tem culpa de nada. Tuvalu, por exemplo, tem apenas 26 km² de território, o ponto mais alto da ilha está a 5 metros acima do nível do mar, e tem apenas 11000 habitantes. A grande maioria do que eles consomem lá é importado. Tuvalu, o primeiro país que sumirá do mapa, é uma vítima do mundo capitalista em que vivemos.

Em menos de 50 anos, países como Tuvalu, Kiribati(da foto à esquerda), Ilhas Cook, Fiji e Samoa não existirão mais. Mas não apenas esses lugares sofrerão. Praticamente todo o planeta sofrerá as consequencias do aumento no nível do mar. É quase que inevitável.

Ironicamente, enquento que ilhas desaparecem no Pacífico Sul por causa desse aumento no nível do mar, que é causado pelo derretimento das geleiras, outras ilhas estão aparecendo no Atlêntico norte, pelo mesmo motivo. O derretimento do gelo da Groenlândia fez aparecer uma nova ilha, que estava unida com a Groenlândia pelo gelo. Tanto isso quanto o caso das ilha do Pacífico são sinais bastante alarmantes dos efeitos do aquecimento global que já começam a aparecer.

É como já falamos aqui no blog. O estrago já foi feito. Agora é só se preparar para aguentar o que tem por vir, e cuidar para não piorar a situação.

Veja também: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/04/24/295481288.asp e http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=24332&action=reportagem

Obrigado a todos pela visita! O mapinha ali em baixo está pra lá de bonitão com tantas cidades onde fomos acessados, e tudo graças a você, amigo internauta!
Não deixe de comentar!
O, outra coininha: Ao lado, foi criada uma enquete para que a gente saiba quais assuntos você quer ler aqui no blog! Sua párticipação é muito importante! A votação acaba em Maio.

Logo mais a Tchu virá com outro super artigo para vocês. E, depois, é eu de volta. Até lá!!

Capitão JP.
>> Texto sujeito à ajustes da Tchu.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A coisa ta paradaa....

Oie galerinhaaa..

bem, primeiramente, eu peço desculpas por essas duas semanas sem nenhum post..

As coisas estão um pouco corridas e não ta dando pra fazer muita coisa...(olha q estamos de férias)..
Enfim..
A criatividade e inspiração estão em baixa na equipe moderadora... Por isso pedimos, mais uma vez, desculpas e prometemos que a partir do mês que vem, as coisas vão voltar ao "normal".
Pra nao deixar em branco esse post... deixo a sugestão de um site: acho que galera já conhece, mas mesmo assim, nao mata fazer mais propaganda: www.portalamazonia.globo.com/
Eu pessoalmente, nao sao muito fã da Globo..
mas acho que ações como essa, devem ser divulgadas! Além de cada um poder contribuir com alguma coisa!!

Bem.. por essa semana é so!!!!
Byee.. bjooss
By Tchu^^