domingo, 27 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Daew galera... mais uma semana, pra variar^^"


Bem, essa é a ultima postagem de 2009, ano muito importante e significativo pro pessoal aqui do blog...

Bem, essa semana, resolvi fazer uma retrospectiva, com os principais fatos marcantes em 2009, relacionados ao meio ambiente, é claro xD!
é obvio que outros assuntos podem aparecer do nada.. (ta, do nada nao), mas podem aparecer. Enfim, como eu nao tenho uma ótima memória, isso é fato, necessitarei de uma grande ajuda, ou seja, "tio google".


Como essas questões ambientais, são comentadas diariamente, colocarei somente os fatos marcantes e realmente importantes...^^


Para começarmos...


JANEIRO DE 2009:


Bem, um fato que ocorreu em Janeiro desse ano, foi a contestação do atual ministro do meio ambiente, Carlos Minc, sobre a devastação da Amazônia. Dados divulgados na imprensa internacional, revelariam que entre 2000 e 2005, a Amazônia teria um total de 17% de área devastada, contudo, afirmou o ministro, que esses dados, seriam realmente o perda durante toda sua história (cerca de 857 mil km²).


FEVEREIRO DE 2009:

Bem, pra variar, muitas coisas ocorreram em fevereiro, do tipo:
carnaval, carnaval, carnaval... e adivinha?! mais carnaval... alias, também comentaram sobre férias e com certeza recesso, recesso e mais recesso!
xD


MARÇO DE 2009:
em Março, mês da mulher, da escola, do circo, do telefone, do Turismo e principalmente da água (aqui no Brasil), um importante fato ocorreu:

O BIRD(Banco Mundial), "resolveu" emprestar ao Brasil 1,3 bi de reais para financiar projetos ambientais, A maior quantia de dinheiro, até entao emprestada para aplicar em setores como manejo florestal, recursos hidricos, novas tecnológias...



Março passou.... chegamos em:

MAIO DE 2009: eu e JP fizemos 15 anos... (eu dia 28 e ele dia 27)... Tá, realmente.. isso nao importa, mas... tah.. o mes passou e chegou:


JUNHO DE 2009:

Nesse triste mês, temos a perda de um ídolo pop, o cara que desde pequeno cantava e encantava ( nossa essa foi péssima), enfim, todos sabem, o Michael Jackson MOREUUU!



Após um ataque cardiaco, o cara "bateu as botas", e deixou muito mistério no ar....

além disso, todos sabem, que piadinhas não faltaram!^^"


Após essa lamentavel recordação, voltemos ao tema principal (xD):


Em Junho, mais precisamente no dia 05, foi comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente, no México, como sede das comemorações (não sei do quê, tudo ta um caos), foi abordado o tema de conscientização sobre as mudanças climaticas, com o slogan "o mundo precisa de você".


JULHO DE 2009:

"Protaginista das discussões sobre o lixo internacional", ambigua essa frase^^". Mas vendo de um ponto ambiental, ela tem sentido, pois foi assim que se viu o ministro do meio ambiente, após perceber o grande "racismo ambiental" por parte dos países internacionais, que acham o Brasil, por ser um pais subdesenvolvido, sem voz e que para cá deve ser mandado todo o lixo do mundo, ou quase todo, após encontrar no porto de Santos, em conteiners (nao sei se é assim que escreve, mas agora foi) quantidades giganormes de lixo europeu... (leia lixo europeu da melhor maneira possível).




AGOSTO DE 2009:

Bem, nesse mês ocorreu um importante fato na história do meio ambiente, ta num é tãooooo importante assim, mas no dia 22 de agosto, após produtivas conversas no msn (coisa que é raro), eu, JP e o Chico, resolvemos criar o blog. Com o apoio dos meus amigos ogros, grifos (fazia tempo que não falava deles, já estão irritados comigo), lêmures saltitantes, e seres de outros planetas, que percebem a atual situação do mundo, elaboramos um blog que "fala" o que o jovem pensa sobre o meio ambiente.


^^"

nesse mês também foi comentado sobre investimentos vindos do pré-sal, que beneficiariam questões ambientais e sociais.

HUM.. passou setembro, outubro, novembro....


DEZEMBRO DE 2009:
bEM.. pra acabarmos, com chave de ouro... tivemos a tãoooo, tãoooo, tãooo.... decepcionante (tá, não foi tanto assim, é exagero meu...) COP-15, que não resolveu muita coisa, aliás, resolveu sim, resolveu pra mostrar que os EUA e China, grandes potências mundiais, ainda ditam e se eles não qrem, ninguém pode fazer nada!


Com o intuito de resolver alguns problemas causados pelo aquecimento global (plin-plin!), a mesma foi realizada, mas nenhuma medida mais drática foi tomada.


Bem.. como perceberam.. por esse ano é só!

Eu e o JP agradecemos por todas as vistas, pelo apoio, pelos comentários!!

Esperamos que ano que vem, nossas ideias, nossas inspirações pra escreever aqui, sejam tão produtivas quão foram esse ano!!

MUito Obrigada por Tudo!!

by Tchu^^

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pq???? Metas para 2010

Galera... mais uma semana...
Gostaria de agradecer todas as visitas, conseguimos nossos primeiros 1002 visitantes e cm certeza estamos muito felizes!!!!!!!!!(definitivamente)

Essa semana íamos escrever sobre a frustrante COP-15, que nada mais fez que uma carta de intenções. Em que as principais potencias mundiais, não se moveram para encontrar uma solução.
Todos já estão carecas de saber, que se nada for feito vai dar tchuntchu no planeta, e nossos filhos e netos ficarão em situações extremamente complicadas.

Mas quando se fala em meio ambiente, na real situação, todos sabem o quão é complicado. É o aquecimento global, falta de água, desmatamento, queimadas, bláblábláblá....
E o que nós meros seres humanos, seres insignificantes podemos fazer?
Bah.. podemos começar com pequenas ações!!!
isso é óbvio, toda semana eu e JP comentamos que pequenas atitudes podem ser "pequenas", mas uma vez que, se uma pessoa fizer, e outras seguirem o exemplo... por que não?
Vou-lhes contar uma história, é um tanto triste, mas vale a pena refletir, porque é real e nesse dia, fiquei um tanto indignada...

"Era uma vez....", bah... acho que esse não é o caso de usar esse trequinho, enfim. Como já lhes falei milhões de vezes, eu e JP, somos estudantes de uma universidade publica, aqui em Ctba. Cursamos o ensino médio, mas o ar, já é de faculdade...
Então eu e mais um colega, o zoo, que já comentou algumas vezes aqui no blog, fazíamos um trabalho de biologia... sobre... tecidos! Super preocupados em apresentar um trabalho descente, muito bem elaborado para nosso professor, trabalhamos muito no bendito. Quase vinte paginas sobre tecido conjuntivo, nervoso, epitelial, neurônios, e outras coisas que não sei o nome, (apesar do professor falar que biologia não é decoreba, basta APENASssss falar um pouco de grego e latino, eu ainda acho essa parte um tanto cansativa e só decorando pra lembrar), continuando...
Terminamos o trabalho já passava das duas da manha, então, eu e meu amigo resolvemos imprimir pela manha, já estávamos extremamente cansados e as baboseiras que falávamos já não surtiam mais efeito, tamanho o cansaço.
Pela manha, acordei super cedo e fui imprimir o treco, mandei um email pro zoo,avisando, mas meia hora depois, veio a desgraça e toda minha consciência ecológica foi desarmada e acabada por 3,333333 pontos na média.
"zoo, já imprimi o trabalho, como eram muitas paginas, em prol do meio ambiente, imprimi frente e verso!"...
"bah... como você imprime frente e verso... trabalhos acadêmicos não podem ser impressos frente e verso"...
pronto, foi o que bastou para eu ficar mais, desculpe o termo, "p da vida" com a ABNT.
Sinceramente eu não sei pq existem regras assim...
Eu sei que trabalhos acadêmicos não podem ser impressos frente e verso... mas pq não???
pq não podemos imprimi frente e verso?
Pq um trabalho de biologia é mais importante do q meu planeta?( ta... eu sou um pouco... bem dramática.. mas o que posso fazer se me preocupo com o país?? o que posso fazer se a política, não digo, exclusivamente, do Brasil, mas muitas potências, liberam seu gás e não se preocupam com nada, tudo que querem é dinheiro, dinheiro e adivinha???.... mais dinheiroo).
Ahh... antes que eu continue dando meus chiliques e colocando em evidencia, todas as minhas insatisfações, deixa eu terminar a história e colocar o zoo como vilão!!^^"
... Após muitas discussões, bati o pé e falei, qr saber, um professor de BIOLOGIAA não vai descontar nota só pq imprimimos frente e verso, bem... eu bati o pé (de novo) e levei, chegando no colégio, estava meu amigo, com um trabalho impresso, 20 paginas sobre tecidos, chegava a ser pesado o negocio, e ele disse.. "desculpa, mas agora foi!!!"
bah.. convenhamos, isso foi de irritar, como "agora foi".. eu ja tinha imprimido e la foi ele... pra q?
tá, realmente, agora foi, o que podemos fazer é, pelo menos, jogar o trabalho no lixo reciclável pra ele ter um final feliz!!! ou não !!hsuahsuasus
mas sejamos otimistas!
Nada, AINDAA, esta perdido...^^
Assim termina a minha história... foi um tanto sem graça o final, e extremamente não correta, mas foi pra exemplificar, que, se todos fizessem sua parte, por menor que seja, como a economia de papel em trabalhos acadêmicos, poderíamos estar em outra situação, e não seria necessário, conferencias, que nada resolvem e somente gastam dinheiro!!

Para finalizar, Proponho a vcs, caros leitores, ET's, ogros verdes (fofinhos), seres de outras dimensões..
Ano Novo, vida nova, vamos nos conscientizar e mostrar pro pessoal que nada faz, que essas metas, que foram propostas na COP-15, sao "baba", em relação ao que o povo, o curitibano principalmente, faz por livre espontânea vontade...
mostrando que nossa cidade ecológica, que tira tantas toneladas de CO2 por ano, é realmente, uma cidade maravilhosa, que se importa consigo mesmo e com o próximo...
por isso vale a pena relembrar:

Metas para 2010: essas são as minhas, se quiser pode fazer igual!!xDD
* com pequenas atitudes posso ser melhor, comigo e com o próximo;
* vou economizar agua, papel, tempo e dinheiro!!^^;
* serei amigo das plantas, dos animais e dos animais ( mesmo esses animais, sendo extremamente inconscientes e irresponsáveis, pois tenho a convicção que posso muda-los);
* pensarei no meu futuro;
* serei feliz, mesmo o país estando do modo que esta;
* continuarei com meus projetos em prol do meio ambiente e tentarei, cada dia mais, conscientizar e buscar mais pessoas que pensem assim como eu!!!


Galera, essa semana fui eu qm se estendeu... até demais...hehe
mas espero que tenham gostado...
VOLTEM SEMPREEE
e caso não façamos mais nenhuma postagem em 2009, quero que saibam que esse ano, foi maravilhoso..
e q 2010 venha e seja mil, ou melhor, 2010 vezes melhor que esse ano que esta acabando!!!
Feliz Natal!!






ps
.: Parabéns pro meu irmão, hj é aniversário dele!!^^"
by Tchu

sábado, 5 de dezembro de 2009

Show do Ministro da Educação!

Olá novamente, pessoal!
Essa semana eu e a Tchu recebemos alguns e-mails muito interessantes para postarmos aqui no blog e mostrar para vocês!
Esse que segue é sobre um discurso que o ex ministro da educação aqui do Brasil fez numa viagem aos Estados Unidos, e que a mídia não divulgou. É muito interessante! Vale a pena ler!

"Durante debate em uma universidade,
nos Estados Unidos, o ex-Governador do DF,
ex-Ministro da Educação e atual
Senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava
da internacionalização da Amazônia.
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização
da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse
patrimônio, ele é nosso.“ "Como humanista, sentindo o risco da degradação
ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como
também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.
O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro.
Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a
extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.
Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano.
Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre.
Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum
do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA.
Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada.
Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife.
Cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la
nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA.
Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas
nas florestas do Brasil.
Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.
Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista...
Aceito defender a
internacionalização do mundo.

Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.

SÓ NOSSA ! ! !

Anuncios em Prol do Meio Ambiente

Galera... mais uma semana...
Gostaria de agradecer as visitas... E jaja chegamos a 1000 visitas!!!
Essa semana, a postagem eh sobre um email que recebi do meu irmão...
Interessante, inovadora, novas técnicas de conscientização... Em que usa situações inusitadas como forma de chamar atenção e mostrar o impacto no Meio Ambiente...
Espero que gostem!!!


By Tchu^^





"A Moda faz mais vitimas do que vc pensa", campanha da Agência O&M, da Índia


Uma associação de proteção ao meio ambiente , colocou outdoors em cima de encanamentos de esgoto, para dar a sensação de que água suja é como cocô. Essa iniciativa, despertaria a conscientização das pessoas pelos fortes aspectos visuais


"Use a eletricidade com sabedoria", uma campanha da Eskom, uma empresa de energia, na Africa do Sul


Uma Campanha da SAFE, uma instituição em defesa dos animais, que questiona a exposição dos mesmos em explorações e experimentos comerciais.
Essa campanha é contra a utilização de animais para roupas e acessorios


Campanha da Diesel, marca de roupas, que coloca seus modelos , vestidos com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global




"Antes que seja tarde demais", frase colocada no rodape dessa campanha, que coloca arvores cortadas, parecendo os pulmões, representando o desmatamento.



Campanha realizada para representar a quantidade de CO2 emitido por um carro em um dia de uso, ou seja, quantidade que milhoes de pessoas podem evitar de ir para a camada de ozônio



Anuncio que utliza o movimento da sombra no cartal para mostrar o aumento do nivel do mar, decorrente do aquecimento Global



Campanha da WWF para representar o impacto ambiental na América do Sul. A retirada de uma simples folha de papel, ou outras situações simples, podem trazer serias catastrofes




Muito Obrigada!! e Até a próxima!!^^