terça-feira, 24 de novembro de 2009

2012... o fim do mundo????

Olá, pessoal!
Quero primeiro me desculpar, em nome de toda a equipe do blog, pela nossa ausência por aqui.
Mas, eu voltei. E hoje vou tratar de um assunto bastante falado nesses tempos.
Todos já ouvimos rumores de que nosso querido e amado planeta água teria seu fim agendado para o dia 21 de Dezembro de 2012, e tudo veio de uma antiga profecia dos maias.
Recentemente foi lançado no cinema o filme 2012, do diretor Roland Emmerich, o mesmo de O dia depois de amanhã e Independence Day, e nesse filme, nesse dia de 21/12 daquele ano, começam a ocorrer diversas catástrofes naturais, como a inversão do campo magnético da Terra, a crosta terrestre se dissolvendo sob os pés das pessoas, mudanças no eixo de rotação do planeta, e o interior do planeta prestes a explodir!
Mas, será que isso poderia acontecer? O mundo acabaria mesmo em 2012??
Do ponto de vista da ciência, o nosso fim certo seria daqui a uns 5 bilhões de anos, quando o Sol se expandir e engolir a Terra. Mas existem diversas outras histórias de o que pode acontecer.
  • Meteoro:
Assim como um meteoro provavelmente acabou com os dinossauros, um outro poderia muito bem acabar com a humanidade. Mas um que acabasse definitivamente com a gente teria que ter vários quilômetros de diâmetro, e cujo impacto seria equivalente a explosão de 2 milhões de
bombas atômicas, ocasionando tsunamis, terremotos, que acabariam com cidades, como por
exemplo, São Paulo e
Curitiba(!!!). Quem sobrevivesse a isso, morreria anos depois por conta do bloqueio da luz do sol, ocasionado pela camada de poeira que o impacto deixaria no ar, e que acabaria com a fotossíntese, cessando a produção de alimentos.
Segundo a NASA, existem mais de 1000 corpos celestes por perto da Terra, e desses, 145 são considerados perigosos. Porém, não se preocupe. Segundo a própia NASA, só daqui a 800 anos é que algum desses cairia aqui. Dá tempo de sobra para se preparar.

  • Doença global
Nesse ano de 2009, tivemos a experiência com a gripe suína. Mas, felizmente conseguimos dar uma contida nela. Porém, há o risco de surgirem superdoenças contagiosas que, no mundo globalizado de hoje, se espalhariam rapidamente por todo o mundo, assim como foi a gripe suína.
Mas você também não precisa se preocupar, pois vírus fortes o suficientes para acabar com a humanidade matariam seu hospedeiro antes mesmo de poder transmití-lo.

  • Mudanças climáticas
Esse já está aí. Todos sabemos que existe e já falamos até mesmo aqui no blog.
Nos últimos 100 anos, a temperatura no mundo subiu 0,8º, e há previsões de que nos próximos 100, ela suba mais de 1º a 6,4º! Mas, mesmo assim, não serão chuvas, foracões e secas previstas que acabarão com a gente. Sob o oceano existem grandes quantidades de uma coisa chamada clarato de metano. Se a temperatura oceânica sobe, o metano é liberado e grandes bolhas no oceano, e vai à atmosfera. Sabe-se que o metano tem um poder bem maior que os outros gases conhecidos, como o CO2. Então, o metano liberado aquece mais a Terra, resultando no desprendimento de mais metano do fundo do mar... E não é só isso, pois no caminho que faz até atingir a superfície do oceano, o metano absorve o oxigênio da água, acabando com a vida por ali. Sabe-se também que o metano é altamente inflamável. Portanto, a superfície do mar e da terra por perto podem literalmente pegar fogo. É assim que, segundo alguns pesquisadores, aconteceu uma das piores extinções da história da Terra, a 254 milhões de anos atrás, acabando com 70% da vida da Terra, e sendo assim muito pior que a catástrofe que acabou com os dinossauros. Mas não se preocupe, pois os cientistas afirmam que nos três últimos grandes aquecimentos globais o oceano não libera o clarato de metano. O certo é que ninguém sabe ao certo o que pode acontecer...

  • Nossa auto-destruição
Nada mais nada menos que bombas atômicas. Hoje em dia qualquer país pode ser as sua. Já sabemos o que aconteceu no Japão durante a segunda guerra mundial, quando as bombas atômicas ainda não eram fortes como as de hoje!
Mas a maioria dos países que tem em seu poder uma dessas, sabem o que pode acontecer caso sejam detonadas. Porém, países como o Paquistão e a Índia, que são dois rivais e que tem já bombas atômicas, se um deles resolver atacar o inimigo com uma delas, pode acontecer algo muito pior, não só para o atacado, como para o que atacou, e para até quem não tem nada a ver com aquilo. Já existem bombas atômicas para destruir o mundo mais de uma vez. Mas, pode ficar tranqüilo também, pois as nações "do bem" não
ficariam paradas vendo que seus inimigos estariam se armando. para destruí-las. Só nos resta saber de que lado estaremos quando uma coisa dessas acontecer, e se vai sobrar mesmo para quem não tem nada a ver com a história...

  • A profecia maia
No calendário maia, as datas eram escritas em números com 5 casas. Ele contava desde o princípio dos tempos (11 de agosto de 3114 a.C.) até o fim do ciclo. Nesse sistema, 21 de dezembro de 2012 seria escrito 13.0.0.0.0.
E o que há com o número 13? Nada, mas uma inscrição maia meio apagada, em El Tortuguero, México, diz que algo deve descer do céu nessa data. Foi o suficiente para gente interpretar como um novo começo ou o fim do Universo. Pura bobagem, segundo o antropólogo David Webster: "Os maias teriam simplesmente começado outro ciclo, e seu mundo continuaria"
O calendário Maia é bastante famoso por sua precisão, bem à frente do romano – o que nós usamos. E adiantando um pouco as coisas, esse mesmo calendário tem seu fim no segundo solstício de 2012, precisamente, o dia 21 de dezembro.

Os escritos maias relatam que eles previram diversas anomalias da natureza ou questões como a chegada do homem branco (Hernan Cortez, a 8 de Novembro de 1519). A parte cientifíca é a seguinte. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronômica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente.
Além de uma forte tempestade solar, o que é pior. Porque as tempestades solares nos bombardeiam constantemente, só que o campo magnético terrestre consegue equilibrar ou anular os seus efeitos. Mas de ciclos em ciclos há tempestades tão fortes que acabamos por sofrer os seus efeitos. Isto levará a tsunamis, vulcões, terremotos, etc.
Pense de uma maneira diferente agora. Nosso planeta é cada vez mais dependente da tecnologia. Microchips em tudo, tudo digital. Magnetismo é inimiga de circuitos tanto quanto a água. Um colapso no campo magnético… Bem, você pode imaginar a loucura que seria. “Ah, mas existem circuitos que são ‘imunes’ a isso.” Tudo bem, existem, em satélites! Nos nossos computadores, não.

Resumindo tudo então, esses são os motivos básicos para muita gente comentar tanto hoje no dia 21 de dezembro de 2012. Verdade, mentira? Cada um na sua, com os seus conceitos e suas crenças

Bem, é basicamente isso. Eu, na minha opinião, não acredito nessas coisas. Mas, como nosso blog fala sobre o Futuro do Planeta, nada mais certo que comentar um pouco sobre esse assunto aí, que está botando medo em muita gente
(e também, claro, nos autores, artistas, compositores, astronautas, extraterrestres, ogros...)

Então, peço novamente desculpas pela nossa ausência nos últimos dias, e também pelas nossas futuras ausências, que provavelmente aconteçam novamente...
Até mais!!!

Capitão JP.

Inspiração: